Notícias

Rumos com 100% de empregabilidade

28.05.2004


  PARTILHAR





Fernanda Pedro

OS PRIMEIROS finalistas do curso "Técnicos de Gestão de Sistemas Informáticos" da Escola Profissional de Tecnologia Digital (EPTD) da Rumos, empresa formação e "outsourcing" em informática, apresentaram 100% de empregabilidade e a maioria nas empresas onde estagiaram. A escola que funciona há três anos vê sair pela primeira vez os seus finalistas e enquanto o curso de sistemas conseguiu integrar todos os alunos no mercado de trabalho, o curso de "Técnicos de Multimédia" conseguiu colocar cerca de 70% dos alunos no activo.


De acordo com José Pedro Vagos, director de "marketing" do Grupo Rumos, o sucesso na inserção ao mercado laboral deve-se em parte à retoma no mercado das empresas de Novas Tecnologias.

Até no curso de multimédia, onde a empregabilidade foi mais baixa, José Pedro Vagos acredita que brevemente o panorama se irá alterar: "Houve uma descrença na área multimédia mas pensamos que depressa se irá verificar uma dinamização do mercado".

Para ajudar a esta situação a EPTD acaba de estabelecer um protocolo com a Associação para a Promoção de Multimédia em Portugal para um projecto conjunto que consiste em divulgar junto das empresas os trabalhos realizados pelos alunos no âmbito da Prova de Aptidão Profissional.

Além desta iniciativa, a escola irá proceder a diversas inovações para o próximo ano lectivo. Na área tecnológica, José Pedro Vagos realça o facto de estar planeado o primeiro ciclo de Formação e Certificação MCSA (Certificação Oficial - Microsoft Certified Systems Administrator) para alunos finalistas.

Na vertente pedagógica, o director de Marketing da Rumos avança que também para os novos profissionais está planeado um curso de Formação Pedagógica de Formadores para obtenção do CAP (Certificado de Aptidão Pedagógica emitido pelo Instituto do Emprego e Formação Profissional).

Para lá de todas estas novas ferramentas que a EPTD disponibiliza aos seus alunos, José Pedro Vagos, assegura que a escola vai continuar a seguir a estratégia de "os melhores ficam connosco", quer integrados nas equipas de Outsourcing da Rumos, quer nas equipas de formadores. A escola profissional tem ainda em funcionamento o curso de "Técnicos de Informática/Manutenção de Equipamentos".

Formação Gold

Além do sucesso da Escola Profissional de Tecnologia Digital, a Rumos está neste momento a lançar o novo Ciclo: Gold Certified Solutions Developer - oferta de estágios para os melhores! De acordo com José Pedro Vagos, será a primeira formação deste género em Portugal, uma acção só possível porque a Rumos é o único parceiro Gold da Microsoft em território português.

O Gold Certified Solutions Developer será a mais completa certificação de desenvolvimento existente no mercado e irá dotar os participantes de "know-how" nas tecnologias Microsoft e Java, preparando-os para o mercado de trabalho.





DEIXE O SEU COMENTÁRIO





ÚLTIMOS EMPREGOS