Notícias

Os desafios do pós-Troika

Os desafios do pós-Troika

A edição 2014 da ExpoRH tem arranque marcado para 12 de março. Durante dois dias os principais líderes nacionais da gestão de pessoas vão estar no Centro de Congressos do Estoril a debater as grandes tendências mundiais do sector.

07.03.2014 | Por Cátia Mateus


  PARTILHAR



O poder do Engagement nas empresas dá este ano o mote à edição 2014 da ExpoRH, o evento organizado pelo Grupo IFE - International Faculty for Executives, que anualmente reúne os profissionais de recursos humanos em torno do debate das últimas tendências do sector. Para Raquel Rebelo, country manager do IFE, “a escolha dos temas das conferências prendeu-se essencialmente com os desafios que as organizações estão e terão de enfrentar no período pós-Troika, depois de terem ultrapassado diversas reestruturações e processos de mudança e reorganização interna: crescer e apresentar resultados”.

De 12 a 13 de março, o Centro de Congressos do Estoril volta a ser palco de um evento que nos últimos anos se tem destacado pelo seu contributo na reflexão sobre as questões ligadas à gestão de pessoas e talento. Raquel Rebelo reforça que o enfoque da edição 2014 está muito orientado para um programa dinâmico orientado para a inovação dos conteúdos programáticos. Além das conversas com líderes e dos casos práticos, estão também previstas várias mesas redondas alinhadas com os interesses de quem decide e de quem precisa de respostas a todos os níveis.

“Neste contexto de enorme pressão, com as equipas reduzidas ao mínimo, o ritmo acelerado ao máximo e os salários e planos de progressão de carreira em stand-by, o envolvimento dos colaboradores é fundamental”, explica a diretora. Para Raquel Rebelo, “fomentar a estima e o reconhecimento e manter as equipas motivadas e com um alto desempenho é essencial para garantir um compromisso com a estratégia fr médio e longo prazo e assegurar resultados”. Um objetivo cujo sucesso depende da capacidade das organizações reforçarem a sua liderança. “Líderes corajosos, carismáticos e inspiradores, e ao mesmo tempo líderes fortes, capazes de tomar e comunicar as decisões, por mais duras que possam ser, são imperativos”, salienta a diretora que reconhece também a crescente importância de ter os talentos certos nos lugares certos. “As organizações têm, mais do que nunca, de desenvolver e mobilizar talentos, internos sempre que possível e externos sempre que necessário, para ajudar ao crescimento da organização”, explica Raquel Rebelo reforçando que “nunca a aposta no desenvolvimento de competências das pessoas foi tão importante para garantir o sucesso de uma organização”.

Com todas estas temáticas no centro do debate, a edição 2014 da ExpoRH, a 13ª, estima atrair ao Estoril cerca de 2500 profissionais. A organização está apostada em garantir uma maior interação dos visitantes com os expositores presentes no evento. O programa deste ano dará um grande enfoque à liderança e ao papel crucial que os líderes desempenham no envolvimento dos colaboradores e contará com a presença de nomes como Miguel Portela, administrador do Grupo Bial, António Cruz, CEO da Amorim Revestimentos, Augustín Oleaga, diretor-geral da DHL Supply Chain, bem como de diretores de Recursos Humanos de empresas como a EDP, McDonalds, Sonae Distribuição, Microsoft ou Johnson.

A chave da Motivação
Um Bootcamp, várias conferências e inúmeros oradores de peso, compõem o programa da edição 2014 da ExpoRH. O grande destaque do evento vai para a presença de Leonilde O’Neil que encerrará o evento. A reconhecida oradora internacional, radicada nos Estados Unidos há mais de 20 anos, cumula no currículo mais de uma dezena de multinacionais. Especialista em motivação e engagement, dedicará a sua intervenção às questões da motivação, atitude, valorização e compromisso, com uma intervenção intitulada “O AVC da Motivação”.

O evento apresenta também um importante leque de oradores, de onde se destacam Rui Carreteiro, especialista em neurociência que dará aos participantes pistas para conhecerem melhor como pensa a nossa mente, o professor António Caetano, um dos responsáveis pelo projeto Audax, que abordará a temática do intra-empreendedorismo, ou Francisco Pinto Balsemão, presidente do Grupo Impresa, que irá estar à conversa com Catarina Barosa, sobre a importância do capital humano.
Para a edição deste ano está ainda prevista a realização de um Bootcamp Performance, que ocupará a tarde de 13 de março. “Trata-se de um espaço de treino de competências-chave transversais a qualquer gestor de recursos humanos, como as técnicas de coaching, a gestão do tempo, a comunicação e o feedback”, explica Raquel Rebelo. Em sessões de 30 minutos limitadas a 30 pessoas, os assistentes poderão escolher e rodar entre as temáticas que mais lhes interessarem.



OUTRAS NOTÍCIAS
Conciliação beneficia negócios

Conciliação beneficia negócios


A convicção de Sheryl Sandberg, a chief operational officer do Facebook e ex vice-presidente de vendas globais e operações online do Google, quando defende no seu livro &ld...

Talento sub 30 reunido em Lisboa

Talento sub 30 reunido em Lisboa


Foi considerada recentemente como um dos melhores eventos para Startups na Europa, pelo site de tecnologia TechCrunch, e promete trazer a Portugal 12 grandes personalidades mundiais da inovaç&a...

NovaSBE treina liderança eficaz

NovaSBE treina liderança eficaz


O líder deve ir além da visão imediatista do dia-a-dia e ter uma visão integrada dos fundamentos da gestão. É em torno deste pressuposto que está organ...



DEIXE O SEU COMENTÁRIO





ÚLTIMOS EMPREGOS


RESPONSÁVEL DE ARMAZÉM E EQUIPAMENTOS

Spring Professional Portugal

AR ITALIANO

Experis Finance, Tax & Legal