Notícias

NovaSBE treina liderança eficaz

NovaSBE treina liderança eficaz

A NovaSBE inicia este mês uma formação executiva para melhorar a performance e os resultados dos líderes nas organizações.

07.03.2014 | Por Cátia Mateus


  PARTILHAR



O líder deve ir além da visão imediatista do dia-a-dia e ter uma visão integrada dos fundamentos da gestão. É em torno deste pressuposto que está organizada a mais recente aposta de formação executiva da Nova School of Business & Economics (Nova SBE), o Effective Leadership Program (Programa de Liderança Eficaz). A primeira edição do curso arranca a 17 de março, mas Miguel Pina e Cunha, diretor académico do Centro de Conhecimento em Liderança da NovaSBE, admite a realização de uma segunda edição ainda este ano.

Intensiva, com duração de cinco dias e um total de 40 horas, a formação executiva em Liderança Eficaz, implica um entendimento profundo do significado que a organização atribui à palavra sucesso. O programa do curso - direcionado a executivos que pretendam potenciar as suas capacidades enquanto líderes, definindo ou desenvolvendo um estilo de liderança eficaz no contexto das suas equipas ou organizações - procura desafiar os participantes, através da análise de case studies e da interação com professores de referência nesta área, a “aprofundar o seu entendimento sobre o que é a liderança, transpondo as barreiras da sua unidade organizacional e incorporando este entendimento no contexto estratégico em que se insere”, enfatiza a Nova SBE.

A formação prevê cinco sessões, em horário pós-laboral. A primeira estará centrada no tema Essência da Liderança e será assegurada por Miguel Pina e Cunha, focando as mudanças a que as empresas, os mercados e as organizações foram sujeitas nos últimos 30 anos, aportando novos desafios de liderança. Para o dia dois está reservada a temática da Liderança Estratégica, mas o programa integra ainda os temas “Conquistar Recursos e Construir Alianças para o Crescimento”, “Comunicação Eficaz”, “Construir Equipas de Elevada Performance” e “Liderança Positiva”.

Ao longo deste percurso, os participantes poderão entender o papel do líder como elemento potenciador da equipa, interiorizar boas práticas de liderança, reconhecer kpis relevantes para a organizar e compreender o papel da liderança estratégica na organização. Para Miguel Pina e Cunha, “é fundamental tirar a palavra liderança da caixa em que está, como uma função de topo e trazê-la para as bases. Não há a mentalidade de que qualquer um de nós é líder na sua função”. Segundo o especialista, “investigações internacionais confirma que temos em Portugal problemas de liderança e de gestão. Ambos estão relacionados e é preciso resolvê-los”. Uma ambição a que a nova aposta de formação executiva da Nova SBE procura dar resposta. O curso tem as candidaturas a decorrer e está desenhado para proporcionar as ferramentas e perspetivas necessárias ao desenvolvimento de uma liderança eficaz nas organizações portuguesas.



OUTRAS NOTÍCIAS
Competências atraem multinacionais

Competências atraem multinacionais


Localização estratégica e elevada qualificação dos recursos humanos a custos competitivos são grandes aliciantes para um número crescente de multinacio...

20 engenheiros para a Embraer em Évora

20 engenheiros para a Embraer em Évora


A construtora aeronáutica brasileira Embraer vai reforçar a sua presença em Portugal e criar um novo centro de engenharia e tecnologia em Évora. Numa fase inicial, o novo c...

Mantenha estas palavras fora do seu CV

Mantenha estas palavras fora do seu CV


Responsável, estratega, criativo, eficaz, paciente, especialista, organizado, focado, inovador e analítico. Tem estas palavras no seu currículo ou página de Linkedin? Ent&a...



DEIXE O SEU COMENTÁRIO





ÚLTIMOS EMPREGOS