Responsável, estratega, criativo, eficaz, paciente, especialista, organizado, focado, inovador e analítico. Tem estas palavras no seu currículo ou página de Linkedin? Então elimine-as. Rapidamente. Qualquer um destes termos que você achou serem potenciadores das suas excelentes qualidades e aptidões para determinado cargo são na verdade, os chavões mais utilizados em currículos e páginas de Linkedin e os menos apelativos aos olhos de quem contrata e que, habituado a avaliar milhares de currículos, procura na diferenciação um aliado na difícil tarefa de selecionar os melhores candidatos.
Anualmente, o Linkedin divulga o top 10 das palavras mais utilizadas na rede social de âmbito profissional pelos candidatos e também as menos valorizadas pelos empregadores. Utilizar qualquer uma destas expressões pode fazê-lo perder pontos em vez de ganhar, garantem os especialistas da rede. De acordo com Nicole Williams, especialista em Gestão de Carreira do Linkedin, a linguagem utilizada num perfil de LinkedIn ou num currículo profissional é crucial na tentativa de garantir um novo emprego ou uma rede de networking útil e eficaz. No entanto, muitas pessoas optam por se agarrar a termos mais comuns ou clichês para se descrever. “Construir a sua marca profissional é um passo importante para ser bem sucedido no mercado de trabalho”, defende Nicole Williams adiantando que “se você se apresentar igual a tantos outros, não se vai diferenciar de outros profissionais que disputam as mesmas oportunidades”.
Diferenciação é a ferramenta-chave para conquistar com sucesso uma nova função ou atrair para o seu perfil uma rede de contactos interessante e potenciadora de boas oportunidades. Nicole Williams vai mais longe e defende: “descrever de uma original o que concretizou na sua carreira, apresentando exemplos concretos do seu trabalho, adicionando fotos, vídeos ou apresentações que o ilustrem, pode ser uma forma de passar a sua mensagem de forma diferenciada e chamara a atenção para o seu perfil”. E adianta: “é sempre melhor apresentar exemplos do que dizer que é um estratega nato, alguém muito responsável ou muito organizado”. Mas há outras formas de se destacar (ver caixa), numa altura em que a imagem online é determinante no mercado de trabalho. As hipóteses são múltiplas. Pode, por exemplo, linkar as suas competências a um projeto que as certifique e no qual tenha participado ou colocar os seus colegas a falar de si. O que não pode nunca esquecer é de orientar a forma como se apresenta para o público que quer alcançar, deixando de fora chavões desnecessários e pré-formatados.
A diferenciação vale ouro
O primeiro passo para elaborar um currículo ou um perfil no Linkedin é sempre pensar nos objetivos que quer atingir e no público a quem se está a dirigir. Uma vez delimitadas estas questões, há na opinião de Nicole Williams formas muito mais eficazes de se destacar num processo de recrutamento do que uma apresentação igual a tantas outras.
1. Comece pela escolha correta das palavras. Uma das formas mais rápidas de decidir que palavra utilizar para se definir é pensar no seu oposto. Os recrutadores tendem a fazer este exercício, sempre que procuram desconstruir a identidade de um candidato. O seu perfil pode demonstrar tudo o que você é, sem que tenha necessidade de o tornar explícito.
2. Comprove todas as suas competências com resultados. Faça links de cada etapa do seu percurso a fotos, apresentações, vídeos e exemplos do seu trabalho. Estará a demonstrar a sua criatividade, inovação ou visão estratégica, sem utilizar nenhuma destas expressões tão batidas no que toca a currículos.
3. Coloque quem o conhece a falar de si. As recomendações são uma ferramenta poderosa no Linkedin e certificam melhor do que as suas palavras o seu talento e competência.
4. Utilize uma linguagem ativa. Não diga que é responsável por determinado projeto. Mostre os resultados que alcançou, referindo índices de crescimento alcançados nos projetos onde esteve envolvido. Forneça recursos virtuais para comprovar estes índices.
5. Construa a sua marca no Linkedin adequando o seu discurso a oportunidades específicas que queira agarrar. Como? Adotando a linguagem das empresas que quer alcançar. Pode consultar o perfil dessas empresas no Linkedin e outras redes sociais para perceber o tipo de linguagem em que a empresa comunica com o seu público e transpô-la para o seu perfil.