Notícias

O que deve evitar num currículo

A Adecco Portugal faz uma lista dos erros mais comuns e que podem levar os recrutadores a descartar o currículo no processo de seleção. Um CV bem preparado é um bom começo para encontrar uma oferta de trabalho.

03.10.2023


  PARTILHAR



Criar um currículo pode ser uma verdadeira dor de cabeça, especialmente para quem está a entrar no mercado de trabalho. Que tipo de experiência é mais valorizada? Deve ser formal ou informal? Tem que mencionar a idade? Simples ou elaborado? A Adecco Portugal faz uma lista dos erros mais comuns e que podem levar os recrutadores a descartar o currículo no processo de seleção. São dicas simples que podem fazer a diferença. Um CV bem preparado é bom começo para encontrar rapidamente uma oferta de trabalho. Boa sorte!

 

A sua experiência não tem toda o mesmo nível de relevância

Sem dúvida que a experiência é um dos fatores mais importantes ao elaborar o seu CV, mas nem toda a experiência é relevante. Por exemplo, se terminou a sua formação recentemente é preferível mencionar um estágio que tenha feito ao invés de pequenos trabalhos durante o verão. Se tem anos de experiência profissional, nem toda terá a mesma importância para a posição a que se candidata: destaque o que pode ser mais relevante para o cargo em causa.

 

Estado Civil

Quem recruta estará mais atento às suas skills do que às informações pessoais. A vida pessoal é apenas sua, além de que dar informações sobre o estado civil pode ser visto como uma tentativa de influenciar a decisão de contratação.

 

A idade e a fotografia não são obrigatórias

Não há nenhuma regra que diga que é obrigatório colocar a sua idade ou fotografia. Sabemos que por vezes pode ser um fator de discriminação e é ilegal que uma empresa lhe exija este tipo de informação. A sua experiência e competências deverão sempre ser o mais relevante na decisão de contratação.

 

Sinceridade acima de tudo

Como diz o ditado popular, a mentira tem perna curta. Em nada beneficiará mentir, não só não o irá levar longe profissionalmente, mas também é um péssimo início de relação com a entidade empregadora. Ser honesto em relação às suas limitações profissionais irá dar espaço para que possa melhorar e crescer.

 

Seja impessoal

Não escreva na primeira pessoa, um tom indireto é bastante mais profissional. Um currículo deve ser prático, não conte a história da sua vida. Por exemplo, em vez de escrever “trabalhei x anos nesta empresa, encarregado de x funcionários” opte por “nome do cargo nesta empresa durante x anos, encarregado de x funções”. No que diz respeito ao e-mail certifique-se que é sério e profissional. Podem colocar-se exceções nas funções mais criativas, onde ter um tratamento mais pessoal pode ser uma vantagem e um CV criativo é quase um requisito.

 

Esqueça as redes sociais não profissionais

Uma das únicas redes sociais que deve mencionar é o LinkedIn. Concentre-se apenas em redes que mostrem a sua work persona, a não ser que outras redes mostrem uma faceta pessoal que possa ser enriquecedora para o trabalho para o qual se está a candidatar, como por exemplo a apresentação de um portfólio.

 

Coloque referências

As referências são importantes mas não são um fator determinante. Se as tiver, indique-as, se não, não ponha nada. Se já tiver experiência, o recrutador já sabe quem deve contactar se precisar de informações extra.



OUTRAS NOTÍCIAS
Contratos coletivos com teletrabalho triplicam

Contratos coletivos com teletrabalho triplicam


Em 2022, foram assinadas 240 convenções coletivas de trabalho, dessas, 27 enquadram o teletrabalho, número que contrasta com os seis acordos assinados em 2021 onde era possí...

85% dos contratos cumprem acordo de rendimentos

85% dos contratos cumprem acordo de rendimentos


É o valor mais alto desde 2011, tanto no número de Instrumentos de Regulamentação Coletiva do Trabalho (IRCT) publicados como nos profissionais abrangidos por contrata&cced...

Ser Empreendedor em 5 Passos

Ser Empreendedor em 5 Passos


Profissionais empreendedores são catalisadores da inovação nas organizações Manter um perfil atrativo para o mercado de trabalho é uma tarefa dinâ...



DEIXE O SEU COMENTÁRIO





ÚLTIMOS EMPREGOS