Notícias

Contratação mais difícil nas tecnologias

Contratação mais difícil nas tecnologias

No segundo mês do ano, a análise das ofertas de emprego publicadas no Expresso volta a confirmar a tendência de evolução positiva que se tem evidenciado desde finais do ano passado. Sem novidade, Tecnologias de Informação e Engenharia continuam a liderar no número de oportunidades geradas, mas os perfis disponíveis não acompanham esta tendência.

28.02.2014 | Por Cátia Mateus


  PARTILHAR



Numa entrevista à revista Exame publicada este mês, José Duarte, ex-presidente global da SAP para a área de serviços e atual presidente executivo da tecnológica holandesa Unit4, reafirmou aquilo que grande parte dos líderes mundiais da área das Tecnologias de Informação há muito vêm defendendo: o recrutamento na área das TI está mais difícil. Há escassez de talento. As universidades não estão a conseguir acompanhar ao nível da formação de novos e qualificados profissionais, a velocidade de expansão das empresas e nem mesmo o crescente investimento que as organizações fazem na formação interna está conseguir suprir esta lacuna.

Os últimos números do Expresso Emprego confirmam-no. Durante o mês de fevereiro, o caderno de emprego do Expresso divulgou um total de 835 oportunidades de emprego. Dessas, 148 orientavam-se para perfis com competências nas áreas tecnologias de informação. A estas 148 ofertas, a plataforma do site expressoemprego.pt registou apenas 814 candidaturas, num total de 23.893 recebidas durante todo mês de fevereiro. O número, ainda que seja significativo, contrasta com o volume de candidaturas recebido em áreas como a Banca que registou 3033 candidaturas no mesmo período para apenas 73 ofertas disponíveis, ou a área comercial e de vendas (4971 candidaturas para 97 ofertas). Ou seja, comparativamente, há um número pouco expressivo de candidatos a uma área que há muito lidera as dinâmicas de contratação.

Este número de candidatos disponíveis na área das TI, muito inferir ao registado na generalidade dos sectores analisados, indicia que há um potencial de emprego que está a ser subaproveitado por profissionais de outras áreas que poderíam investir no sector, através de uma requalificação profissionais. Um alerta que de resto já tinha sido feito pela tecnológica SAP quando no ano passado lançou o seu Academy Cube, uma plataforma de formação que visa exatamente requalificar profissionais de outras áreas de formação, habilitando-os a uma carreira na área das Tecnologias de Informação.

Uma análise mais global das ofertas de emprego divulgadas no Expresso Emprego durante o último mês, dá conta de dinâmicas de contratação nas engenharias e de um reforço das novas contratações na área da Saúde, no sector Imobiliário, Construção e Indústria e também na área da Hotelaria, Turismo e Restauração. Neste último caso, não será indiferente a aproximação de épocas de maior sazonalidade e aposta de muitas unidades hoteleiras na contratação atempada de perfis com as competências necessárias para integrara as suas equipas no verão. A merecer destaque está também a área do Marketing e da Publicidade que registou um tímido crescimento no número de ofertas geradas face a janeiro. Um comportamento semelhante ao registado também no sector das telecomunicações.

Quem recruta mais*

Tecnologia, consultoria, seguros ou construção destacam-se este mês no ranking dos maiores recrutadores do Expresso. O mês de fevereiro fechou com uma tendência de reforço da dinâmica na área da consultoria, a que não são alheios os atuais processos de recrutamento conduzidos para selecionar os trainees que integrarão as empresas a partir de setembro. Conheça os dez maiores empregadores do mês.

1º NOV
2º  Nors
3º PwC
4º InnoGames
5º Mota Engil
6º Sinfic/ Novageo
7º Grupo Entreposto
8º ERA
9º MetLife
10ªMindbury Consulting

* Os dados deste ranking não incluem ofertas de trabalho anónimas ou veiculadas através das empresas especializadas em recrutamento e seleção.



OUTRAS NOTÍCIAS
Talentos 'formatados' à medida

Talentos 'formatados' à medida


A consultora tecnológica agap2 resolveu as suas dificuldades de contratação com uma academia de formação. Face às crescentes dificuldades de recrutamento resu...

Sonae 'caça' talentos para Programa Contacto

Sonae 'caça' talentos para Programa Contacto


Estão quase a terminar as candidaturas para a edição anual do Programa Contacto, o projeto de recrutamento de talento jovem do Grupo de Belmiro de Azevedo, que este ano integra um...

Projeto MENTOR desafia mentes inovadoras

Projeto MENTOR desafia mentes inovadoras


Promover o empreendedorismo sólido e sustentável é primeiro desígnio do Projeto MENTOR, um programa de mentoring direcionado a jovens entre os 18 e os 35 anos, promovido pe...



DEIXE O SEU COMENTÁRIO





ÚLTIMOS EMPREGOS