Notícias

Projeto MENTOR desafia mentes inovadoras

Projeto MENTOR desafia mentes inovadoras

Até ao final do mês, o Projeto MENTOR tem os radares apontados para jovens empreendedores com projetos inovadores que procurem um líder experiente que os apoie na implementação do seu negócio.

26.02.2014 | Por Cátia Mateus


  PARTILHAR



Promover o empreendedorismo sólido e sustentável é primeiro desígnio do Projeto MENTOR, um programa de mentoring direcionado a jovens entre os 18 e os 35 anos, promovido pelo Conselho Empresarial do Centro – Câmara de Comércio e Indústria do Centro (CEC/CCIC), em parceria com a Associação Industrial do Minho. Até 28 de fevereiro, o programa está a aceitar candidaturas de jovens empreendedores, com ideias de negócio sólidas, que procurem um líder inspiracional para o seu projeto.
“O projeto MENTOR consiste no apoio em mentoring, atuando sobre a sofisticação dos mecanismos que contribuem para a promoção da edicácia das medidas de apoio à criação de empresas, em especial nos segmentos de empresas cujos modelos de negócio privilegiam a geração de valor acrescentado e das novas empresas lideradas por jovens e mulheres empreendedoras”, explica José Couto, presidente do CEC/CCIC. O programa visa, de uma maneira gela, a promoção do empreendedorismo, principalmente em públicos menos frequentes (empreendedorismo tecnológico, feminino, indústrias criativas, empreendedorismo étnico e outros), mas também tem por metas contribuir para o sucesso dos negócios, colmatando a falta de experiência dos seus empreendedores, facilitar a ligação entre novos empresários e outros já instalados, acelerar a entrada no mercado de projetos de valor e aumentar a proximidade geográfica entre os vários intervenientes neste processo.
Para alcançar estas metas, o programa convidou um conjunto de personalidades, reconhecidas pelo seu papel em processos de apoio a empreendedores, a integrarem a sua Rede de Mentores, com o objetivo de capitalizar sabedoria, experiência e network de contactos de diversos profissionais. “Esta Rede de Mentores conta atualmente com 43 personalidades e funciona como uma rede de conhecimento a que cada empreendedor poderá aceder conforme as suas necessidades e afinidades”, explica José Couto. Para o responsável, “o mentoring assume-se como um instrumento de apropriação e integração de conhecimento na melhoria da competitividade da indústria empreendedora e dará respota a uma falha de mercado no apoio à aceleração de empresas, isto é, no empreendedorismo durante e após a criação de empresas”.
Os empreendedores que queiram beneficiar deste apoio de partilha de conhecimentos e apoio deverão formalizar a sua inscrição até ao final desta semana, submetendo o seu projeto através da plataforma do projeto online em www.redementor.pt . A partir de 3 de março, os promotores iniciam o processo de seleção das candidaturas para, posteriormente, agendarem o matching entre os projetos e os mentores mais adequados a cada caso. Há 20 vagas disponíveis e já  70 candidaturas na plataforma. A iniciativa está direcionada a jovens das regiões Norte e Centro do país e visa identificar, apoiar e lançar projetos, com caráter inovador em diferentes setores de atividade. Para o responsável, José Couto, “os programas de mentoring têm um papel importante a desempenhar no contexto da inovação e do empreendedorimo, como fatores de desenvolvimento regional”. 



OUTRAS NOTÍCIAS
GALP procura gurus do petróleo

GALP procura gurus do petróleo


A carência de profissionais qualificados para a indústria petrolífera é há muito uma realidade e o fosso entre as necessidades das empresas e os talentos formados nas...

REN procura estagiários

REN procura estagiários


“Atrair, reter e desenvolver jovens de elevado potencial é uma das propostas de valor da REN para enfrentar os desafios futuros”. É desta forma que a REN - Redes Energé...

Empreendedores sem fronteiras

Empreendedores sem fronteiras


A pastelaria portuguesa é há quase três décadas um sucesso no Canadá. O empresário português Jack Carvalho, fundou em Toronto a padaria Jack’s Bake...



DEIXE O SEU COMENTÁRIO





ÚLTIMOS EMPREGOS