A Alma de Luce é uma marca registada da empresa Obraatelier 230 que labora na área da arquitetura, gestão de obra e decoração, fundada pelos dois empreendedores. Arquitetos de formação, Helena e Carlos Gonçalves Costa contam “que este projeto nasceu de forma natural, pela experiência adquirida no desenho e construção de mobiliário integrado nas propostas de decoração da Obraatelier”. Na prática a Alma de Luce assume-se como uma marca que revela memórias de tradições locais, mitos ou lendas, símbolos e pessoas, através dos sentidos e as transmite e preserva ao longo dos tempos. Recorre à aplicação de materiais nobres, à artesania portuguesa e ao design para exprimir sentimentos e emoções geradas pelas memórias que transparecem nas peças de mobiliário. Do acervo da Alma de Luce fazem parte peças como o naperon e enxoval que pretendem transmitir as vivências portuguesas. Já a peça pensador é inspirada na cultura angolana.
O nome do projeto, Alma de Luce, remete para a luz que vem da alma. “O brilho dos cristais é o mote e a alma a fonte”, frisam os empreendedores. O objetivo é “contar memórias através dos sentidos, dar corpo às memórias ricas do passado, utilizando materiais nobres”, frisa Helena Gonçalves Costa. Concebem por isso peças distintas e únicas, numa fusão de design com arte funcional. Antes de avançarem com o projeto criaram uma primeira peça como protótipo para perceber o potencial da sua ideia. “Concluímos que teríamos de apostar numa feira de referência que nos desse posicionamento e nos apresentasse ao mundo”, explica Carlos Gonçalves Costa.
Foi assim que em janeiro deste ano participaram na Maison&Object, em Paris. “O mais difícil é entrar no circuito e ser aceite num dos maiores eventos de decoração no mundo e requereu da nossa parte um investimento elevado. Foi o reconhecimento e confirmação da nossa qualidade criativa e capacidade técnica”, salienta Helena Gonçalves Costa. Já venderam peças para a Arábia Saudita e Dubai e querem atingir em breve mercados com a França, Reino Unido, bem como países africanos e da ásia. Fortemente vocacionados para a exportação, a sua ambição é serem “a marca de referência mundial do seu segmento que homenageia as memórias e enaltece as heranças culturais do mundo através do saber artesanal português”, frisam. A quem quer criar um negócio próprio, estes empreendedores recomendam “muito trabalho, pesquisa, dedicação, amor e tolerância”. Acreditam ainda que é importante acreditar na sua ideia, trabalhar bastante e criar parcerias honestas e fortes.
BI Empresarial
Promotores:
Helena Gonçalves Costa, 39 anos
Carlos Gonçalves Costa, 36 anos
Formação:
São ambos licenciados em arquitetura
Data de criação:
Outubro de 2014
Investimento inicial:
150 mil euros
Área de atuação:
A Alma de Luce dedica-se à criação de mobiliário que conta a perpetua a memória coletiva através da criação de peças únicas com cristais Swarovski incrustrados e manufaturados por artesãos. As peças são numeradas e de edição limitada
Postos de trabalho:
Foram criados dois postos de trabalho de raiz e está na calha a criação de mais um
Pontos-chave para o sucesso:
Segundo os empreendedores o que os diferencia no mercado é o facto de terem um produto inovador, apostarem na qualidade de fabricação, no uso de materiais nobres, na exclusividade das peças e na utilização de materiais diferenciadores
Perspetivas futuras:
Apesar de já terem vendido peças para a Arábia Saudita e Dubai, até ao final do presente ano querem atingir os mercados de França, Reino Unido e estão a desenvolver esforços para entrar em mercados como a Ásia, Rússia e África
Website:
www.almadeluce.com