Notícias

Lancaster treina líderes em Portugal

Lancaster treina líderes em Portugal

A Católica Porto Business School prepara-se para lançar um novo programa. A escola de negócios vai potenciar o crescimento e qualificação dos líderes nacionais, num curso realizado em parceria com a Lancaster University Management School que será pela primeira vez lecionado em Portugal.

21.08.2015 | Por Cátia Mateus


  PARTILHAR



Chama-se Leading to Grow e há cerca de uma década que é lecionado em vários países, mas só em novembro os estudantes portugueses poderão frequentá-lo, resultado de uma joint-venture na área da formação protagonizada pela Católica Porto Business School e a Lancaster University Management School, autora do programa. Centrado nas grandes questões relacionadas com os processos de liderança, o curso pertimirá aos gestores portugueses apostar na inovação e crescimento do negócio, através do aumento da produtividade e rentabilidade.

Com uma duração de 10 meses o programa está direcionado para líderes, proprietários e gestores de pequenas e médias empresas nacionais. Uma opção que Ana Côrte-Real, coordenadora do programa Leading to Grow, justifica com a aposta permanente da Católica Porto Business School à sua comunidade envolvente. “Mais de metade do tecido empresarial nacional é composto por PMEs e a maior parte estão localizadas no Norte”, explica enfatizando que “os objetivos do programa estão centrados na sua qualificação”. ?O programa trabalhará com os participantes dois vetores: o desenvolvimento pessoal dos líderes e as características e competências de liderança.

Destinado a executivos que aspirem a melhorar as suas competências de liderança, desenvolver e aumentar os lucros da empresa, melhorar a capacidade e eficácia na tomada de decisões e a relação com os colaboradores, o programa segue uma metodologia de action learning (mais orientada para a prática, partilha de experiências e reflexão, do que para a transmissão teórica de conhecimentos) que na opinião da coordenadora é potenciador do desenvolvimento da relação de confiança entre os gestores e os seus pares e da reflexão sobre o estilo de liderança de cada um. “Um dos objetivos deste program é também combater o isolamento dos líderes de PMEs que ainda é grande em Portugal, levando-os a uma mudança de mentalidade e à consciência de que da partilha não vem apenas risco. Muitos dos problemas e dúvidas de um gestor de PME associados à tomada de decisão são comuns aos dos seus pares e isso pode constituir uma importante fonte de aprendizagem”, realça.?

Do Leading to Grow fazem parte um conjunto de masterclasses, focadas no crescimento do negócio e da liderança, ministradas por figuras de reconhecido mérito na gestão de PMEs e na liderança de distintos sectores de atividade. Estão também previstas sessões de business shadowing and exchanges, uma metodologia que permitirá aos participantes obter feedback sobre o seu comportamento e estilo de liderança através da observação da sua atuação.



OUTRAS NOTÍCIAS
Nanotecnologia made in Portugal gera emprego

Nanotecnologia made in Portugal gera emprego


Nos últimos anos, a indústria da nanotecnologia cresceu e expandiu-se em Portugal. O país soube captar o interesse de profissionais e investidores estrangeiros, formar profissiona...

Joint-venture financia investigação na arquitetura

Joint-venture financia investigação na arquitetura


Estão abertas até ao dia 2 de outubro as candidaturas para o programa nacional de bolsas de investigação na área da cidade e da arquitetura, subordinado ao tema &ldq...

“Quis estar perto de cenários onde fervilhavam ideias novas”

“Quis estar perto de cenários onde fervilhavam ideias novas”


Inovar a forma como a maior agência global desenvolve o seu negócio, desde as parcerias com empresas de tecnologia a investimentos em startups e colaborações com centros de ...



DEIXE O SEU COMENTÁRIO





ÚLTIMOS EMPREGOS