Notícias

Trabalho à escala Europeia

Trabalho à escala Europeia

A cidade do Porto é palco dos “Dias Europeus do Emprego” um evento que fomenta a mobilidade laboral.
19.11.2009 | Por Cátia Mateus


  PARTILHAR



A mobilidade laboral está em destaque de 27 a 28 de Novembro, no CACE Cultural do Porto, local onde se realiza a edição 2009 dos Dias Europeus de Emprego. O evento é promovido pelo Instituto de Emprego e Formação Profissional e pela Rede de Emprego Europeia Eures, que ao longo dos seus 15 anos de existência se tem vindo a ganhar terreno no fomento à mobilidade laboral dentro do espaço comunitário. Numa altura em que a crise coloca a taxa de desemprego nacional bem perto dos dois dígitos, tentar a sorte noutro país da Europa pode mesmo ser uma opção aliciante para muitos trabalhadores.

Promovidos desde 2006 pela Comissão Europeia, os Dias Europeus de Emprego têm sido palco de eleição para o fomento da mobilidade laboral na Europa, numa altura em que a circulação de trabalhadores no espaço comunitário tem vindo a crescer mas, segundo a organização, “tem ainda inúmeras oportunidades a serem exploradas”. É neste campo, que a Rede Eures se tem vindo a destacar.

Segundo o IEFP, “o Eures tem vindo a conquistar a confiança de cidadãos e empregadores europeus como rede de apoio e informação integrada em questões relacionadas com a mobilidade transnacional dos trabalhadores: informação sobre oportunidades de emprego, situação e tendências dos mercados de trabalho regionais, num âmbito de intervenção que abrange presentemente 31 países europeus, mas também informação de primeira linha sobre estas diversas dimensões”. Um papel que se reveste ainda de maior importância em período de conjuntura económica adversa.

Razão pela qual, o IEFP espera que a edição deste ano do evento atinja em Portugal os 4500 visitantes e repita a nível global o sucesso alcançado pela última edição que registou mais de 200 mil participantes, nos 500 eventos localizados em cerca de 200 locais diferentes, em toda a Europa.

Direccionado a um público alvo que abarca os estudantes universitários e do ensino politécnico mas também jovens finalistas do ensino profissional, recém-licenciados desempregados e outros candidatos qualificados com apetência pela mobilidade no espaço europeu, o evento leva ao CACE Cultural do Porto um conjunto de actividades que têm por meta proporcionar aos visitantes informação sobre as oportunidades que o mercado de trabalho europeu oferece, mas também promover o encontro directo entre candidatos a emprego e entidades empregadoras europeias, bem como aumentar a visibilidade dos serviços de apoio fornecidos pela rede Eures.

Com este enfoque estão previstos neste dois dias, vários workshops sobre condições de vida e trabalho nos países da Europa, um espaço de atendimento aos visitantes com conselheiros da rede Eures e ainda um espaço para entrevistas. O evento será realizado em simultâneo em mais de 500 locais em toda a Europa. Portugal contará com a presença de entidades de 14 países, entre os quais Reino Unido, Holanda, Noruega, Suécia, Finlândia, Dinamarca, França, Espanha e Itália.



OUTRAS NOTÍCIAS
Quando o salário não chega

Quando o salário não chega


Mais de metade dos portugueses (62%) vivem com dificuldade com o seu rendimento mensal e 15% chegam mesmo a assumir que é quase impossível chegar ao final do mês com um salá...

Porto apadrinha empreendedores

Porto apadrinha empreendedores


Mudança Global e Sustentabilidade" é o tema da 12ª edição da Feira do Empreendedor. O evento que há muito é ponto de paragem obrigatória para...

Espaço Guimarães atraí milhares

Espaço Guimarães atraí milhares


Quando o desemprego aperta e o desespero cresce, existir um local que ofereça mais de dois mil postos de trabalho directos é quase um oásis no deserto. Por isso, não &eacut...



DEIXE O SEU COMENTÁRIO





ÚLTIMOS EMPREGOS