Notícias

Xerox aposta na formação

Xerox aposta na formação

Cada um dos 170 colaboradores da Xerox Portugal faz, em média por ano, mais de 50 horas de formação. A multinacional aposta forte na plataforma de "e-learning" e tem mais de 5.000 cursos à disposição dos seus trabalhadores.
19.11.2009 | Por Marisa Antunes


  PARTILHAR



Na Xerox Portugal, todos os colaboradores da empresa despendem, por ano, 55 horas a valorizar-se profissionalmente. Diluídas ao longo do ano, estas horas de formação correspondem, porém, em carga horária, a mais de uma semana dedicada a aprender novos conceitos ou a reforçar outros, a ganhar novas competências e a tornar-se mais produtivos, motivados e eficientes perante a organização.

Há muito que as multinacionais dão o exemplo no mercado nacional e na área de formação isso não é excepção. Uma postura que revela um compromisso não só com os seus trabalhadores mas também com os seus clientes que lidando com profissionais mais valorizados, mais facilmente vêm satisfeitas as suas necessidades.

"Gostamos de dizer que potenciar as nossas pessoas ajuda a potenciar o nosso negócio", sublinha Alexandra Pires, directora de Recursos Humanos da Xerox, empresa líder em soluções de gestão documental e em equipamentos de impressão.

Assim, na Xerox Portugal, a formação dada aos trabalhadores, seja através de sistemas de e-learning, seja por acções directas com formadores, é considerada uma peça fundamental no sucesso da organização.

"Um dos nossos pilares é a nossa área de treino, que é aplicada a todos os níveis hierárquicos, incluindo a direcção. Apostamos muito nas ferramentas de e-learning. Para nós, a questão da flexibilidade, de poder gerir o tempo de formação e também o facto de ter uma rentabilidade de 'custos versus eficácia' muito maior do que se estivéssemos constantentemente a contratar serviços externos torna o e-learning uma mais-valia para nós", resume Alexandra Pires.

Segundo a responsável de Recursos Humanos, os colaboradores da Xerox Portugal têm acesso a um universo de mais de 5.000 cursos de formação disponíveis na plataforma de e-learning, "alimentada através das plataformas da Xerox Europa, estando permanentemente a ser actualizados".

O balanço social da empresa determina que cada colaborador faça obrigatoriamente e por ano, no mínimo 35 horas de formação, mas e a título de exemplo, a média do ano passado chegou às 50 horas.

"Estas acções de formação a que chamamos de percursos de aprendizagem são etapas obrigatórias para evoluir na carreira. As pessoas sabem exactamente que tipo de formação devem ir acumulando para poder chegar a determinado cargo, sejam eles comerciais, analistas, elementos da direcção ou outros", aponta Alexandra Pires, acrescentando que o e-learning representa 80% da formação, sendo a restante fatia absorvida por eventos específicos contratados a empresas externas como a Ideia & Desafios, uma das parceiras frequentes da Xerox nesse campo.

O objectivo é que esse investimento tenha retorno e por isso, todos os cursos realizados ao longo do ano são devidamente analisados durante a avaliação de desempenho que decorre periodicamente.

"A nossa filosofia assenta nas pessoas e na mais-valia que elas trazem para a organização. Se uma pessoa não souber valorizar os seus conhecimentos, não consegue aportar valor à organização, logo não consegue tornar-se competitiva no mercado. E isso não acontece aqui. Por isso, dizemos que um dos nossos factores mais competitivos são as nossas pessoas, pois são elas que fazem a diferença", remata ainda a responsável de RH da Xerox.



OUTRAS NOTÍCIAS
Trabalho à escala Europeia

Trabalho à escala Europeia


A mobilidade laboral está em destaque de 27 a 28 de Novembro, no CACE Cultural do Porto, local onde se realiza a edição 2009 dos Dias Europeus de Emprego. O evento é promov...

Quando o salário não chega

Quando o salário não chega


Mais de metade dos portugueses (62%) vivem com dificuldade com o seu rendimento mensal e 15% chegam mesmo a assumir que é quase impossível chegar ao final do mês com um salá...

Porto apadrinha empreendedores

Porto apadrinha empreendedores


Mudança Global e Sustentabilidade" é o tema da 12ª edição da Feira do Empreendedor. O evento que há muito é ponto de paragem obrigatória para...



DEIXE O SEU COMENTÁRIO





ÚLTIMOS EMPREGOS


ACCOUNTANT BANKING SECTOR-PSA BANK

Spring Professional Portugal

ARCHITECT / PROJECT MANAGER

Michael Page Portugal

ASSISTANT ACCOUNTING CONTROLLER

Spring Professional Portugal