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É um chefe inspirador?

É um chefe inspirador?

Considera-se um bom chefe? Ponha a mão na consciência e avalie de forma honesta como decorreu a sua “performance”, ao longo deste ano, junto dos seus colaboradores. E já agora, aproveite 2010 para melhorar o seu desempenho. Adélia Carvalho, considerada a profissional mais motivadora de Portugal, deixa algumas dicas para melhorar os resultados na sua empresa
18.12.2009 | Por Marisa Antunes


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Ano novo, vida nova… ou mais do mesmo de sempre? Período propício a mudanças, quase sempre o início do novo ano fica marcado por grandes planos que três meses depois já foram esquecidos ou adiados uma vez mais. Mas poderá um mau chefe, ainda em pleno período de contenção, dar-se ao luxo de continuar a ser um mau chefe? O motor das empresas são as pessoas. E um bom colaborador é sempre sinónimo de dinheiro em caixa, de liquidez, mas quantos vêm o seu bom desempenho devidamente reconhecido pelas hierarquias? E quantos são os empregadores para quem o conceito de motivação na empresa vai além das festas de Natal da praxe?

Adélia Carvalho, directora-geral do Bairro Alto Hotel, faz parte desse grupo (ainda restrito) para quem a motivação é mais do que um acto: é antes uma ferramenta de gestão, bem gerida 365 dias ao ano. Por aplicar de forma exímia esses conceitos, Adélia foi considerada a pessoa mais motivadora de Portugal, na primeira edição do concurso “MotivAcção” organizado pelo ISCTE Business School.

A pessoa mais motivadora de Portugal


“ Como líder, acredito nas pessoas, sou crítica, exigente e boa ouvinte. Tento estar o mais presente possível e acompanhar regularmente o desempenho dos meus colaboradores. Tenho a preocupação de os avaliar, estimular todas as suas potencialidades e gerir em conjunto o futuro profissional de cada um, em prol de um maior sucesso da empresa, que é de todos”, afirma a responsável, que no concurso do ISCTE, se destacou entre um grupo de 293 personalidades (das quais 87 formalizaram candidaturas), vindos de empresas de áreas tão distintas como turismo, banca, instituições estatais ou media.

A estratégia da motivação, diz Adélia, tem que ser natural, credível e clara para que seja bem entendida e recepcionada com êxito pelos colaboradores. “Promovo a comunicação interdepartamental e asseguro o bom retorno da mesma. A cultura da empresa passa por incutir a cada colaborador o valor da sua importância dentro do grupo e demonstrar que a sua prestação é fulcral para que a missão a que nos propomos seja alcançada com êxito”, reforça ainda Adélia Carvalho, licenciada em Hotelaria pela Escola de Hotelaria e Turismo de Lisboa.

Uma postura empresarial que tem vindo a colher frutos e que tem contribuído para distinções como a que recebeu agora do ISCTE ou, e mais a nível de grupo, a que veio da prestigiada Conde Nast Traveler, que elegeu o Bairro Alto Hotel como o 31º melhor em todo o Mundo.

Da equipa que a rodeia, Adélia espera “g enuinidade, disponibilidade, vontade de aprender e progredir, humildade e paixão pela profissão, aliados a um conhecimento técnico e especializado para a função pretendida”. “Estas são, sem dúvida, as características que mais destaco na avaliação de um colaborador”, realça ainda.

Igualmente fundamental é que a equipa que a rodeia, escolhida a dedo, consiga também trabalhar harmoniosamente. “A importância de um trabalho desenvolvido em conjunto é dinamizador para uma empresa e importantíssimo para o seu sucesso. Normalmente as melhores decisões resultam de saudáveis brainstorming que estimulamos entre nós, com o objectivo de evoluirmos e sermos de alguma forma pioneiros na nossa área, mostrando inovação e elevado interesse nos padrões de qualidade”.

Quem faz bem, é reconhecido?

Atingido o objectivo comum em prol da organização faz parte do processo de motivação, valorizar quem se esforçou, pois como defende a directora do Bairro Alto Hotel, a meritocracia é um dos sistemas mais justos para reconhecimento do talento e do valor que cada um acresce à empresa . Algo aparentemente simples mas que parece difícil de implementar numa cultura onde ainda vigora muito o espírito de “quem faz bem não é recompensado, quem faz mal não é penalizado”.

Um contra-senso, ainda para mais quando está comprovado que a meritocracia está entre os principais factores de motivação. Adélia sabe-o e tem aplicado a “teoria” ao longo da sua carreira.“ É com agrado, que ao longo do meu percurso profissional, tenho constatado que um dos maiores factores de motivação, é o reconhecimento público que é dado às pessoas, quer seja através do seu líder, colegas, clientes ou mesmo outros prestadores de serviços”, lembra ainda a profissional mais motivadora de Portugal, que antes de abraçar o projecto no Bairro Alto Hotel, esteve uma década na Penha Longa onde acumulou funções como directora de banquetes e directora de alojamento.

Um ambiente de trabalho positivo impulsiona a proactividade e a inovação. Regras de ouro a que se vêm juntar a partilha de valores e, muito importante, a comunicação. Por isso, quando se pergunta a Adélia Carvalho quais são as suas características que os colaboradores mais valorizam, não hesita: “A minha total disponibilidade. Transmito-lhes confiança e prazer no desempenho das suas funções”.



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