Notícias

Caça ao talento

Caça ao talento

As empresas estão a abrir as suas portas a visitas de estudantes universitários. A meta é atrair jovens de elevado potencial. A Sonae já contratou centenas de quadros por esta via.
03.12.2009 | Por Maribela Freitas


  PARTILHAR



O talento é o que faz a diferença nas organizações. Para o cativar, empresas como a Sonae e a Logica abrem as suas portas a visitas de estudantes universitários com o intuito de recrutarem jovens de elevado potencial.

A Sonae organiza desde 1986 o Programa Contacto que culmina no “Dia Contacto”. Trata-se de um evento anual destinado aos melhores alunos finalistas do ensino superior. Durante um dia o grupo abre as suas portas e permite aos futuros talentos contactarem com Belmiro de Azevedo, chairman da Sonae, Paulo Azevedo, CEO da Sonae, entre outros gestores de topo. Visitam instalações, lojas e escritórios, proporcionando uma primeira ligação com os negócios da Sonae, os seus planos de desenvolvimento e estratégia para o futuro. “Se por um lado o ‘Dia Contacto' tem como principal objectivo dar a conhecer a futuros profissionais com elevado potencial a realidade empresarial do maior grupo económico privado português não financeiro, por outro lado, tem o objectivo de identificar potenciais talentos que possam futuramente vir a integrar a equipa Sonae”, explica José Côrte-Real, administrador da Sonae.

Todos os anos são concedidos 20 estágios no grupo e os participantes do “Dia Contacto” passam a fazer parte de um bolsa de jovens de elevado potencial para serem chamados com prioridade quando surgirem oportunidades de enquadramento nos negócios. Mas nem todos os alunos conseguem um lugar nesta iniciativa. Destina-se aos melhores estudantes que frequentam o último ano da sua formação, de todos os cursos, com especial atenção para gestão, economia e algumas engenharias.

Na edição deste ano, realizada no final de Novembro, o grupo recebeu 1200 candidaturas, das quais apenas 60 foram seleccionadas. Revela José Côrte-Real que ao longo dos anos de existência desta iniciativa “3800 estudantes participaram efectivamente no ‘Dia Contacto' e das quais algumas centenas acabaram por integrar a equipa Sonae”. Para o administrador esta acção “tem constituído um importante momento de comunicação junto da comunidade universitária, que resultou também no recrutamento de jovens quadros. Inclusive existem actualmente quadros superiores que ingressaram desta forma na Sonae”.

A Logica é mais uma das empresas que em Portugal apostam neste tipo de acção. Em 2007 criaram um programa intitulado “Refreshing Us” para a contratação de finalistas e recém-graduados para os seus quadros. Só este ano já recrutaram 120 diplomados neste programa e tem como objectivo igual número no próximo ano. Nesta tentativa de atrair os melhores, criaram este ano, pela primeira vez o Programa Logica Open Day, através do qual e durante um dia, abriram as suas portas, mostraram o seu negócio, transmitiram os seus valores e se posicionaram como um local para a concretização de uma carreira de sucesso. Realizado em meados de Novembro, estiveram presentes meia centena de finalistas e recém-licenciados, maioritariamente das áreas de tecnologias de informação. João Antunes, director de recursos humanos da Logica, conta quais sãos os objectivos deste Open Day. Um deles, refere, é “alargar e diversificar as nossas fontes de recrutamento, assumindo assim este tipo de iniciativas como uma excelente alternativa aos tradicionais anúncios, contactos com gabinetes de saídas profissionais e participações em job-shops”. A empresa quer também assumir-se como empregador de eleição e dar a conhecer as oportunidades que oferecem a quem é talentoso.

Depois deste primeiro Open Day a ideia da Logica é repeti-lo duas vezes por ano. “Se cerca de 20 a 25% dos nossos objectivos de contratação no âmbito do programa ‘Refreshing Us' for promovido através desta fonte, consideramos que atingimos os nossos objectivos”, salienta o director de recursos humanos. Acrescenta ainda que “queremos recrutar aqueles cujo ADN signifique rigor, vontade e determinação. Mas também sabemos que, ao contribuirmos para a criação e reforço do brand da Logica, promovendo o word of mouth entre estudantes universitários, estamos a contribuir para que mais candidatos nos procurem, por esta via ou por outras”.



OUTRAS NOTÍCIAS
Estágios com apoio garantido

Estágios com apoio garantido


Chama-se Rosa-dos-Ventos Algarve na Mira do Futuro e é uma iniciativa do núcleo do Algarve da Associação Nacional de Jovens Empresários com vista a fomentar a mobili...

InovContacto dá oportunidade a 550

InovContacto dá oportunidade a 550


Um grupo de mais de 500 licenciados regressou esta semana aos bancos da faculdade para se preparar para um desafio deveras estimulante para as suas vidas profissionais. Seleccionados entre 2500 candid...

Empreendedorismo: tempo de qualificar

Empreendedorismo: tempo de qualificar


Qualificação é a palavra que sobressai dos resultados da Semana Global do Empreendedorismo, que em Portugal foi realizada pela Associação Portuguesa de Business Ange...



DEIXE O SEU COMENTÁRIO





ÚLTIMOS EMPREGOS