Notícias

O segredo da personalização

Numa época em que o desemprego está ao rubro, preparar e personalizar a sua entrevista de trabalho fará a diferença entre conseguir o emprego ou engrossar as estatísticas.
18.12.2009 | Por Cátia Mateus


  PARTILHAR



O arranque do novo ano representa para muitas empresas o momento de reforço de equipas. Razão pela qual esta é também uma boa altura do ano para os que procuram encontrar emprego ou mudar de empresa, começarem já a delinear a melhor estratégia para abordar o mercado. Obter informação sobre os mercados e áreas em que estão interessados em trabalhar é o primeiro passo, mas para que tudo dê certo “personalizar” a entrevista é a palavra de ordem.

Cada caso é um caso e uma entrevista é uma oportunidade única de mostrar o seu valor. Não trate todas as empresas como iguais e prepare-se para responder às perguntas de forma diferenciada, destacando aquilo que é realmente importante para a área de actividade a que se está a candidatar.

Yves Turquin, managing Director da Transitar (uma empresa do grupo Lee Hecht Harrison) acredita que “ter uma boa prestação durante a entrevista é um ponto a favor, mas para conseguir causar a melhor impressão, os entrevistados devem personalizar as suas entrevistas de acordo com cada oportunidade”.

Os especialistas acrescenta que “os recrutadores têm sempre um leque de candidatos prontos a ocupar a função disponível e têm necessidade de identificar aquele que melhor se enquadra no perfil que procuram”. Assim, não é apenas uma questão do candidato mostrar que fez o trabalho de casa, mas sim convencer o entrevistador que você é o candidato ideal. O grande trunfo é mesmo, para Yves Turquin, “mostrar que compreende a organização, que se integrará bem na função e que fará toda a diferença”.

O líder da Transitar vai mais longe ainda e enfatiza a ideia de que “para cada entrevista é necessário não só pesquisar o negócio da empresa, a performance financeira e a história, mas também a cultura e indústria, o código de vestuário e qual o tipo de comportamento que o recrutador espera dele”.

Observar atentamente o layout da empresa, o seu site, analisar o seu estilo mais ou menos criativo, pode ser uma boa forma de entrar no espírito da organização. A par disto, pode ajudá-lo também recolher o maior número de informação possível sobre a filosofia e cultura da empresa ou até para conhecer o perfil dos seus directores. Utilizar a rede de contactos que tem também é uma boa forma de se preparar para marcar a diferença. Procure saber a opinião dos seus contactos sobre a organização e o que conhecem eles da empresa. E se pensa que é estranho ligar para a empresa para se informar sobre a cultura da organização e código de vestuário em vigor, saiba que para Yves Turquin esta prática “é perfeitamente aceitável”.

O grande desafio da entrevista é, para este especialista “aplicar o conhecimento que se reuniu sobre a cultura da organização, enquanto se interage com o entrevistador”. Yves Turquin aconselha ainda que “ao ir para a entrevista, o candidato dever ter ideia do que quer comunicar, mas manter-se à-vontade para lidar com questões que não tinha previsto”. O especialista enfatiza ainda que a entrevista não é acerca do candidato, mas sim sobre a empresa que recruta, o seu negócio e o contributo que a nova contratação pode trazer. Como tal: “transmita a mensagem de que compreende a empresa, o negócio e que se adequa, naturalmente, ao seu funcionamento”.



OUTRAS NOTÍCIAS
A Era da tecnologia

A Era da tecnologia


O mercado de trabalho nacional enfrenta uma das piores crises de sempre, tendo superado, segundo dados do Eurostat, a fasquia dos 10% em Outubro altura em que a taxa de desemprego em Portugal se fixou...

Caça ao talento

Caça ao talento


O talento é o que faz a diferença nas organizações. Para o cativar, empresas como a Sonae e a Logica abrem as suas portas a visitas de estudantes universitários com ...

Estágios com apoio garantido

Estágios com apoio garantido


Chama-se Rosa-dos-Ventos Algarve na Mira do Futuro e é uma iniciativa do núcleo do Algarve da Associação Nacional de Jovens Empresários com vista a fomentar a mobili...



DEIXE O SEU COMENTÁRIO





ÚLTIMOS EMPREGOS


Advogado

Anónimo

Advogado

Anónimo

asesor económico/comercial

Embajada en Lisboa