Depois de três edições com forte concorrência, a Nova School of Business and Economics (Nova SBE) vai recuperar, já em junho, o seu programa de verão para jovens finalistas do ensino secundário. O programa “Futuros Líderes - Introdução à Gestão e à Economia” é gratuíto, tem vagas muito limitadas, e está pensado para desafiar a mente inquieta de alunos do 11º e 12º anos de escolaridade que queiram seguir uma carreira ligada às áreas da economia e gestão. As inscrições estão a decorrer até dia 19 deste mês.?A proposta é, segundo a Nova SBE, “irresistível”.
Durante cinco dias, de 6 a 10 de julho, o programa “Futuros Líderes” permite um primeiro contacto com a realidade académica daquela que se tem posicionado como uma das melhores escolas europeias de gestão. O curso intensivo de versão mantém, à semelhança do que tem sido prática em edições anteriores, o seu caráter gratuito. Estruturado em colaboração com a Associação de Estudantes da Nova SBE, o programa assenta, segundo a instituição, em três vetores principais: “ambiente de proximidade e contacto com alguns dos melhores professores da Nova SBE, interação com as empresas e instituições de referência na economia global e partilha do espírito académico através de atividades programadas pelos clubes e associações de estudantes”. Um posicionamento que, de resto, é comum ao quotidiano académico da instituição.?
A participação no “Futuros Líderes” permite acumular 3 ECTS que o aluno poderá capitalizar, futuramente, numa licenciatura na instituição. Porém, na apresentação do curso a Nova SBE deixa claro que a participação no programa não garante o acesso às licenciaturas da escola de negócios, cujas vagas são preenchidas através do concurso nacional de acesso ao ensino superior, tal como sucede em qualquer escola pública. Segundo a instituição, o programa que nas últimas edições registou uma forte adesão entre os estudantes, constitui uma oportunidade de conhecer a escola e as suas práticas de ensino e, simultaneamente, ter um primeiro contacto com carreiras ligadas ao sector da economia e gestão.