Notícias

"O sucesso exige pessoas motivadas"

A gestão de recursos humanos da subsidiária nacional da Microsoft tem um novo rosto. Dalia Turner é a nova responsável por identificar e recrutar talento em Portugal. Está habituada a fazê-lo em contextos multinacionais e há muito que o gigante tecnológico lhe reconhece o mérito nessa missão. 

29.05.2015 | Por Cátia Mateus


  PARTILHAR



Acaba de chegar a Portugal depois mais de 13 anos em funções na região da Ásia Pacífico. Dalia Turner tem nas mãos a liderança da direção de Recursos Humanos da Microsoft  Portugal. A gestora trocou a subsidiária de Singapura, onde dava apoio à área comercial de 12 países, pelo desafio de gerir o talento nacional da multinacional tecnológica. Chega com uma estratégia de gestão onde a meritocracia e a aposta constante na motivação e no desenvolvimento dos profissionais são âncoras para o sucesso.?

“Uma empresa só é verdadeiramente bem sucedida quando o seu ativo mais valioso, as suas pessoas, se sente valorizado e motivado”. Este é o pilar de sustentação de toda a estratégia de gestão de Dalia Turner. Aplicou-o com sucesso nas várias organizações por onde passou, do Royal Ottawa Health Group à Vitana Corporation, sem esquecer a JLL e a Microsoft Singapura, cujos recursos humanos dirigiu durantecerca de sete anos. Ao longo do seu percurso, Dalia Turner liderou vários processos de redefinição organizacional e coordenação de equipas à escala global, em importantes projetos estratégicos. Foi responsável, por exemplo, pelo desenvolvimento do primeiro programa de mentoring e coaching organizacional e pela criação do programa de desenvolvimento de competências aplicado a gestores de negócio e orientado para modelos de referência internacionais que, relembra, “tinha como objetivo a orientação e capacitação de gestores para práticas de valorização de competências, gestão de objetivos e expectativas, motivação de equipas e retenção de talento”.?

Em Portugal, a sua missão é dar continuidade ao processo de desenvolvimento de talentos e “dotar cada trabalhador com as ferramentas necessárias para que possa alcançar todo o seu potencial como profissional, mas também como pessoa”, esclarece a diretora. Adepta de experiências profissionais em contexto multinacional e multicultural, Turner realça que na Microsoft Portugal, à semelhança do que sucede em qualquer uma das subsidiárias mundiais da tecnológica, “as contratações nunca são feitas apenas tendo em conta uma função ou cargo específico, mas considerando sempre o potencial do candidato para ocupar diferentes cargos no futuro”. Para a empresa, “é fundamental contratar talento capaz de desenvolver uma carreira com futuro na empresa”. É o que procura agora com os vários processos de contratação em curso.

A Microsoft está a consolidar um centro de excelência técnica em Portugal, orientado para o apoio a clientes, estando previsto um reforço da sua equipa nacional. Dalia Turner explica que o mindset da tecnológica é o da “transformação”. “Queremos perfis com uma orientação para o crescimento, para a mudança, para a inovação, que nos ajudem a consolidar o nosso processo de transformação rapidamente”, conclui.


Dalia Turner
42 anos
Diretora de recursos Humanos da Microsoft Portugal

Formação:
É mestre em Gestão de Empresas, com especialização em gestão estratégica de negócios internacionais, pela Monash University (Austrália) e possui um MBA pela European Chinese Business International School, em Shangai. Pelo meio, concluiu ainda uma pós-graduação em Recursos Humanos, na Humber College, no Canadá.

Percurso:
Iniciou o seu percurso na área dos Recursos Humanos na Ottawa, após a conclusão da pós-graduação em Gestão de RH, com um estágio não remunerado de três meses que resultou, primeiro, numa função temporária na empresa (substituição de uma colega em licença de materinidade) e depois, num emprego a full-time. Depois da sua passagem pela Ottawa, integrou uma pequena empresa tecnológica que não resistiu ao rebentar da 'bolha tecnológica'. Mudou-se para a Austrália para realizar um programa de MBA a que se sucedeu depois a mudança para Shangai. Nos últimos 12 anos somou funções em empresas diversas desde a Vitana Corporation, a Jones Lang LaSalle, antes de integrar a equipa Microsoft.

Guru:
“Não tenho um guru, mas tive a sorte de ter ao longo do meu percurso um conjunto de diretores e líderes que me ajudaram a desafiar-me continuamente e a potenciar o meu crescimento profissional”, revela. ??

Fam
ília:?
É casada e mãe de duas filhas.

Hóbis:

Leitura e culinária.



OUTRAS NOTÍCIAS
CFO vs CEO: a batalha da liderança

CFO vs CEO: a batalha da liderança


Somam ao conhecimento financeiro competências tão diversas como as tecnologias de informação, a área jurídica, os recursos humanos, a comunicação...

ISEG ensina a gerir a religião

ISEG ensina a gerir a religião


Depois de ter realizado no passado um curso de pós-graduação em Administração de Organizações Religiosas, o Instituto Superior de Economia e Gest&atild...

Empreendedorismo: a revolução nacional

Empreendedorismo: a revolução nacional


Nos últimos anos, todo o ecossistema nacional do empreendedorismo mudou e os resultados práticos desta mudança não se fizeram esperar. Há hoje no país in&uacu...



DEIXE O SEU COMENTÁRIO





ÚLTIMOS EMPREGOS