Depois de ter realizado no passado um curso de pós-graduação em Administração de Organizações Religiosas, o Instituto Superior de Economia e Gestão (ISEG) vai agora realizar uma nova formação na mesma área, desta vez num formato de curta duração. O curso Gestão de Organizações Religiosas tem data de início prevista para 22 de junho e durante cinco dias, reunirá em Lisboa alguns dos principais especialistas nesta área, entre os quais deverá marcar presença o Cardeal George Pell, presidente do Departamento de Economia do vaticano.
?Coordenado por António Brito e Jorge Gomes, o curso visa segundo o ISEG “dotar os dirigentes superiores da Igreja Católica, nas suas dioceses, ordens religiosas, paróquias, centros sociais paroquiais, irmandades, e confrarias, das ferramentas essenciais que os auxiliem a administrar os seus bens e atividades de forma eficiente e sustentável e das técnicas úteis ao conhecimento e comunicação mais eficaz com os seus públicos”. A formação, materializa-se numa visão abrangente das matérias da gestão que serão lecionadas por figuras destacadas da igreja católica nacional, romana e setor privado, combinando uma metodologia de formação teórica e prática, pensada para aprofundar os princípios e técnicas fundamentais de gestão de organizações, e em concreto de organizações religiosas.
?Num contexto de profunda reestruturação que o Papa Francisco imprimiu, recentemente, na organização económica e financeira do Vaticano, o ISEG convida, além de um dos rostos desta mudança - o Cardeal George Pell - um conjunto de personalidades a debater as principais ferramentas e estratégias de gestão que se aplicam à gestão e administração de organizações religiosas. Do corpo docente deste curso fazem parte Maria Manuel Seabra da Costa, diretora de Capital Humano da consultora PwC e presidente do Conselho Fiscal Associação Cristã de Empresários e Gestores, Gonçalo Rebelo da Silva, diretor do Departamento de Professional Practice da KPMG, Joaquim Franco, investigador em Ciência das Religiões e fundador do Observatório para a Liberdade Religiosa e o cónego Álvaro Bizarro, ecónomo diocesano do Patriarcado de Lisboa. Na estrutura curricular da formação incluem-se temas como a gestão de pessoas nas organizações religiosas, as finanças e contabilidade, o marketing e comunicação ou a administração patrimonial e enquadramento tributário das organizações religiosas.