Notícias

Geração Erasmus

04.03.2010 | Por Cátia Mateus


  PARTILHAR



A mobilidade internacional tem vindo a crescer exponencialmente entre os estudantes europeus nos últimos anos. A ambição de estudar lá fora tem vindo a ganhar relevo entre as camadas mais jovens que se tornaram grandes adeptas de programas de intercâmbio estudantil. Graças a programas como o Erasmus, estudar no estrangeiro deixou de ser exclusivo de uma Elite, para se tornar uma opção ao alcance da generalidade dos alunos. É a pensar nestes estudantes que a Futurália dedica espaço à mobilidade académica. Sob a chancela Study Abroad estarão reunidas na FIL do Parque das Nações, várias universidades estrangeiras, programas internacionais de intercâmbio e estágio, bem como institutos de línguas e embaixadas. Tudo para que os estudantes se preparem da melhor forma para esta incursão no estrangeiro.

Um estudo europeu recente que analisou as expectativas profissionais de cerca de 200 mil alunos, revela que os jovens portugueses figuram entre os mais disponíveis para uma experiência profissional e estudantil internacional.O intercâmbio cultural e a notoriedade de uma licenciatura além fronteiras e o valor desta “marca” no currículo e no mercado de trabalho, motivam a maior parte destes estudantes. De tal forma que se estima que existam, anualmente, a circular pelas universidades europeias perto de três milhões de jovens estrangeiros.

Barcelona, Londres, Estados Unidos, Paris, Bruxelas e Suíça figuram entre os destinos preferenciais dos estudantes Europeus que há muito se assumem como a geração dos “globe-trotters”. Nestes países estão algumas das melhores escolas da Europa. Os estudantes reconhecem o seu valor e exigência e sabem que este é um caminho que exige estratégia e preparação. Ou não fosse esta uma opção a não desperdiçar.

Programas como o Erasmus são a forma mais acessível de tentar um lugar numa universidade internacional, mas existem outras opções. A Futurália concentrará no seu espaço algumas, disponibilizando aos jovens visitantes todas as ferramentas necessárias para escolher com sucesso um destino académico ou laboral em 11 países dispersos por vários pontos do globo.

De acordo com a organização, “serão apresentadas aos jovens inúmeras opções de formação, intercâmbio e experiência profissional na Europa e no resto do mundo”. Entre os países representados destacam-se Espanha, República Checa, Suíça, EUA, China, Itália, Holanda, Turquia, Austrália, Reino Unido e França que apresentarão as suas ofertas aos cerca de 40 mil visitantes esperados neste salão. Empresas como a Euroyouth, a Information Planet e Multiway, gestoras de projectos de formação e educação, cursos e programas de estágio no estrangeiro estarão representadas, lado-a-lado com o Programa de Aprendizagem ao Longo da Vida, que divulgará entre outros programas o Erasmus, Comenius, Leonardo da Vinci e Grundvig.

A Rede Eures estará também representada no salão, que integra ao todo 160 entidades, dando a conhecer as ofertas de trabalho e estágio disponíveis em 31 países europeus. Elo de ligação preferencial entre a Comissão Europeia e os Serviços Públicos de Emprego dos Estados-Membros do EEE, a rede Eures conta actualmente com 825.168 ofertas de emprego, 411.538 currículos e 20.831 empregadores inscritos. Espaços obrigatórios para todos aqueles que têm como aspiração uma experiência académica ou profissional fora de Portugal.



OUTRAS NOTÍCIAS
Futebol na universidade

Futebol na universidade


A Universidade Autónoma de Lisboa (UAL) já abriu as inscrições para a 3ª edição do MBA TOP Executive em Gestão & Liderança no Futebol, ...

Inovo, logo evoluo

Inovo, logo evoluo


Acreditam que as pessoas estão na base do sucesso e fazem disso o seu motor de desenvolvimento. É assim em empresas como a Sonae Sierra que não só acredita, como apoia, est...

Inovar sem retorno

Inovar sem retorno


A crise refreou os investimentos mas não a criatividade de quem quer inovar através de novos produtos. Em 2008, particulares e empresas pediram protecção para 464 inven&cce...



DEIXE O SEU COMENTÁRIO





ÚLTIMOS EMPREGOS