A Universidade Autónoma de Lisboa (UAL) já abriu as inscrições para a 3ª edição do MBA TOP Executive em Gestão & Liderança no Futebol, curso que vai arrancar na segunda quinzena de Março.
Concebido para reforçar competências várias para intervenção directa nos novos contextos empresariais em que actuam os clubes profissionais de futebol, o MBA tem um leque alargado de destinatários, de treinadores a agentes de jogadores, passando por gestores que se movem em ambientes futebolísticos. Como diz João Morais, coordenador do curso, “nas outras edições houve uma grande adesão das pessoas e foi possível constatar que existe uma necessidade vincada de qualificação a níveis superiores”.
Como especifica, entre os interessados estão treinadores “que querem melhorar as suas competências no âmbito da organização dos jogos e ainda na gestão comportamental dos jogadores e nos métodos de liderança”, bem como agentes de jogadores “que pretendem aprofundar a forma de melhor se defenderem a nível legal” ou ainda os gestores das SAD, “cientes das necessidades de organização empresarial, uma vez que muitos clubes são hoje autênticas empresas”.
Tendo na sua comissão de honra, personalidades como o secretário de Estado do Desporto, Laurentino Dias ou o presidente da Federação Portuguesa de Futebol, Gilberto Madaíl, este TOP Executive em Gestão & Liderança no Futebol, abrange assim, profissionais desta área, com ou sem licenciatura, que queiram melhorar a sua performance, vindo ao encontro de uma das preocupações expressas no programa da UEFA, que aposta na evolução, em termos de gestão e de organização, das associações-membro.
O corpo docente será constituído por professores da UAL e por algumas figuras bem conhecidas do meio futebolístico. Rui Santos, comentador da SIC Notícias, é um deles e irá assegurar, entre outros temas, o do jornalismo desportivo. “O que se pretende transmitir é que o jornalismo desportivo é também uma ferramenta que os líderes desta área têm de saber utilizar da melhor forma”, reforça ainda João Morais.
Outro tema que deverá contar com a intervenção especializada de Rui Santos é a da introdução de novas tecnologias no futebol. Recorde-se que o comentador da SIC Notícias foi o mentor de uma petição a favor da introdução de novas tecnologias, como os vídeo-árbitros com funções de dirimir dúvidas que possam surgir durante o jogo, contribuindo assim para uma maior credibilidade no futebol.
As inscrições para este curso já estão disponíveis. O Top Executive terá uma duração de 132 horas, vai decorrer em horário pós-laboral, ao longo de três meses e terá um custo que deverá rondar os 3.000 euros.