Notícias

Optimus recruta via Facebook

A Optimus tem em curso um processo de recrutamento através da rede social Facebook, sendo a primeira empresa a recrutar por esta via em Portugal.
04.03.2010 | Por Cátia Mateus


  PARTILHAR



Que as redes sociais estão a dominar o quotidiano, já se tornou inquestionável. Que as marcas já perceberam o seu potencial e estão decididas a aproveitá-lo até ao limite, também parecem não restar dúvidas. Mas até agora o contributo das redes sociais em matéria de recrutamento resumia-se apenas a um mero elemento de avaliação do perfil do candidato para quem recruta ou uma forma de se divulgar e dar a conhecer para quem quer ser recrutado. Para os especialistas mais visionários, há muito que era de prever que as redes sociais como o Facebook se fossem tornar fortes aliados no processo de selecção. E eis que em Portugal a Optimus inaugura esta valência promovendo até ao final de Março a primeira campanha de recrutamento exclusivamente realizada no Facebook.

Teve início já esta semana e vai prolongar-se até 31 de Março esta campanha de recrutamento da Optimus que é inédita em Portugal. A operadora de comunicações móveis vai recrutar um colaborador para a área de empresas. Para se candidatarem, os interessados têm de ser fãs da Optimus no Facebook. Através do acesso à página da operadora nesta plataforma é possível aceder a uma hiperligação permanente para uma página de detalhe onde se encontram todas as informações referentes à oferta de emprego para a categoria de trainee, bem como os requisitos para função. A partir daqui os candidatos devem fazer o upload do seu currículo e podem utilizar com criatividade todas as ferramentas necessárias (vídeos e demais funcionalidades que o Facebook disponibiliza) para demonstrar à Optimus que são o melhor candidato para o lugar em causa.

O procedimento é comum noutros países, mas em Portugal é a primeira vez que uma empresa recruta candidatos tendo como suporte apenas uma rede social. Dizem os especialistas que este tipo de plataformas é a melhor das montras para a real avaliação do perfil do candidato. Aqui, é possível ver sem manipulações, por exemplo, a forma como o candidato interage socialmente, o seu papel no núcleo de amigos, os seus ideais, o tipo de postura que assume nos seus comentários, os grupos em que está inserido, entre inúmeros outros factores que podem fazer somar ou diminuir pontos no momento da contratação. É, aliás, esta uma das razões pela qual se torna importante que exista cada vez mais da parte dos candidatos a consciência de que não estar na rede é ser, de alguma forma, excluído mas estar exige estratégia e muito cuidado no seu marketing pessoal.

Sem negar a inspiração internacional desta forma de recrutar, a directora de recursos humanos da Optimus, Anabela Magalhães confessa que deposita nesta iniciativa expectativas elevadas. De tal forma que podem vir a ser recrutados até mais do que um colaborador. A representante da Optimus explica que “em sintonia com a sua personalidade inovadora e pioneira, a Optimus está a aprofundar a sua presença nas redes sociais e a integrar funcionalidades e processos que eram até há bem pouco tempo inimagináveis”. E acrescenta ainda que “o modelo deste processo de recrutamento, só acessível via Facebook, é o que mais se adequa para identificar os candidatos com o perfil que procuramos”. Os resultados desta acção será conhecidos também via Facebook, após 31 de Março.



OUTRAS NOTÍCIAS
Futebol na universidade

Futebol na universidade


A Universidade Autónoma de Lisboa (UAL) já abriu as inscrições para a 3ª edição do MBA TOP Executive em Gestão & Liderança no Futebol, ...

Inovo, logo evoluo

Inovo, logo evoluo


Acreditam que as pessoas estão na base do sucesso e fazem disso o seu motor de desenvolvimento. É assim em empresas como a Sonae Sierra que não só acredita, como apoia, est...

Inovar sem retorno

Inovar sem retorno


A crise refreou os investimentos mas não a criatividade de quem quer inovar através de novos produtos. Em 2008, particulares e empresas pediram protecção para 464 inven&cce...



DEIXE O SEU COMENTÁRIO





ÚLTIMOS EMPREGOS