Notícias

Época de oportunidades

Não tire férias do seu processo de procura de emprego. O Natal e o final do ano podem ser uma excelente altura para estreitar laços com o mercado.
16.12.2010 | Por Cátia Mateus


  PARTILHAR



Se pensa que no final do ano ninguém contrata ninguém, saiba que está enganado. É comum é a ideia de que dezembro, por ser uma época festiva com muitos feriados e muita gente de férias, é uma má altura para procurar emprego. Mas a realidade é que para muitos especialistas este é um momento único do qual os desempregados ou os que ambicionam uma mudança de carreira podem beneficiar. Basta saber daqui retirar todas as oportunidades.

Yves Turquin, managing director da empresa de outplacement e gestão de carreira Transitar, não tem dúvidas de que “é possível acabar o ano com um emprego como prenda de Natal”. O especialista em gestão de carreira acredita, contudo, que é preciso que quem procura ativamente emprego saiba reconhecer as oportunidades deste quadra e esteja preparado para as aproveitar.

“O mês de dezembro é caracterizado pelo espírito de solidariedade trazido pelo Natal, que se estende do plano familiar ao plano do trabalho, onde é frequente existir nesta época do ano um maior espírito de camaradagem”, explica Yves Turquin que argumenta ainda que “as alterações económicas dos últimos anos tornaram as pessoas ainda mais sensíveis à apreciação dos mais próximos, afiliações e de comunidades”. Um espírito que diz ser “fundamental aproveitar”.

Mas sensibilidades à parte, Yves Turquin destaca ainda um outro fator importante: “existem casos de pessoas contratadas em dezembro para concluir um projeto ou atingir o limite do orçamento até ao final do ano”. Diz o líder da Transitar que “é comum um gestor querer preencher um lugar antes do final do ano fiscal, de forma a racionalizar a necessidade de lhe dar continuidade no ano seguinte”.

Com oportunidades efetivas, resta pois saber tirar partido dos benefícios que a quadra natalícia oferece e assim aumentar a possibilidade de encontrar um novo emprego e começar 2011 da forma mais otimista. E para Yves Turquin há ações muito simples que podem fazer toda a diferença e potenciar a sua imagem junto do mercado de trabalho. “É aconselhável, por exemplo, que participe em várias atividades da época, como eventos familiares, sociais e comunitários pois o networking durante esta época pode reforçar um restabelecer de ligações de forma natural com pessoas conhecidas há muitos anos”, refer o especialista.

Utilizar os postais de boas festas como uma forma de recuperar o contacto com pessoas que já não fala há muito tempo, pode também ser uma boa estratégia. Porém, não é aconselhável referir a procura de emprego. Basta apenas um “Bom Natal” para estreitar um relacionamento profissional. “Para além da família e dos amigos, escreva também a antigos colegas de trabalho e de escola, antigos fornecedores ou clientes (quando tal for apropriado) e mesmo a recrutadores”, aconselha o especialista.

Também pode tirar partido do voluntariado que sempre foi uma boa forma de estruturar o tempo, conhecer outros profissionais e desenvolver uma atividade com significado, para quem procura emprego. Uma realidade que ganha ainda maior relevância desta quadra. Segundo Yves Turquin, “duas horas por semana podem ser uma boa forma de se mostrar e é muito valorizado por organizações de solidariedade que, em muitos casos, integram nas suas direções importantes líderes empresariais”.
E por último, não deve esquecer que na viragem do ano, deve assumir a proatividade e o dinamismo como missões. Entre em contacto com as pessoas e marque encontros. “Neste período, mesmo as pessoas que estão a trabalhar, e não de férias, tendem a estar mais disponíveis para conversar, nem que seja por telefone”, explica Yves Turquin. Com efeito, há quem considere o final do ano como uma das melhores alturas para encetar contactos empresariais e um momento de oportunidade única para dar o passo em frente na procura de um novo destino profissional.



OUTRAS NOTÍCIAS
Siemens atrai talentos

Siemens atrai talentos


A Siemens Portugal vai fechar o ano em “recrutamento agressivo”, um processo que se prolongará durante os primeiros meses de 2011. O objetivo é recrutar cerca de 100 pessoas até M...

Lisboa capital do talento

Lisboa capital do talento


São os melhores entre os melhores e no seu país passaram o rigoroso crivo das diversas provas de seleção nacional que contemplam o Euroskills. Estão agora em Portuga...

“Promover a formação profissional é uma das vias para aumentar o nível de qualificações”

“Promover a formação profissional é uma das vias para aumentar o nível de qualificações”


Portugal atravessa um momento decisivo em matéria de combate ao desemprego. Qual é a importância de acolher, nesta conjuntura, um evento como o Euroskills? Num momento como o que...



DEIXE O SEU COMENTÁRIO





ÚLTIMOS EMPREGOS