Notícias

Lisboa capital do talento

Lisboa capital do talento

Lisboa prepara-se para ser capital europeia das profissões durante quatro dias. A cidade acolhe de 9 a 12 de dezembro, na Feira Internacional de Lisboa (FIL) no Parque das Nações, o Euroskills 2010 - Campeonato Europeu das Profissões. O evento está a ser preparado há dois anos e trará a Portugal 468 jovens oriundos de 27 países, prontos a competir e demonstrar a sua qualidade profissional.
02.12.2010 | Por Catia Mateus


  PARTILHAR



São os melhores entre os melhores e no seu país passaram o rigoroso crivo das diversas provas de seleção nacional que contemplam o Euroskills. Estão agora em Portugal para representar o seu país e demonstrar a sua competência e qualidade num evento que representa, também, o hastear da bandeira da formação profissional enquanto via de integração no mercado de trabalho.

Montra essencial para os jovens profissionais que aqui demonstram a sua arte, o Euroskills já garantiu, em edições passadas, estágios e empregos a muitos participantes. É que se para os candidatos este é evento importante para testarem a sua qualidade sob o olhar exigente dos mais reputados profissionais do seu setor que avaliam cada fase desta competição, para as empresas este também é o sítio certo para detetar e captar futuros talentos para a sua equipa.

São certa de 468 os jovens, oriundos de 27 países, que estão prontos disputar em Lisboa o Euroskills 2010. O Campeonato Europeu das Profissões arranca a já a 9 de dezembro e decorre até dia 12. Durante os quatro dias do evento, os jovens profissionais vão competir durante nove mil horas, em 51 profissões distintas organizadas em seis clusters : Artes Criativas e Moda; Tecnologia, Engenharia e Fabrico, Transporte e Logística, Tecnologias de Informação e Comunicação; Construção de Edifícios e Serviços Pessoais e Sociais. Ao todo, o evento envolverá na totalidade 1192 participantes nos quais se integram concorrentes, jurados (cerca de 340), chefes de oficina, delegados oficiais e técnicos, team leaders e observadores.

Para o presidente do Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP) que organiza o evento, Francisco Madelino, “o Euroskills 2010 vai ser o maior acontecimento no âmbito da formação profissional a decorrer, este ano, em Portugal e na Europa”. O responsável não tem dúvidas de que a adesão ao evento está a exceder todas as expectativas sendo esperados na FIL mais de 50 mil visitantes, com particular incidência nas escolas e jovens estudantes.

Para Francisco Madelino, “este será um momento de afirmação da formação profissional e do seu contributo para o reforço da qualificação nos jovens, aspeto central em qualquer estratégia de desenvolvimento e combate ao desemprego”. Mas o presidente do IEFP não esconde também que apesar de todo o esforço europeu e nacional rumo à promoção do ensino profissional entre os jovens, no sentido de demonstrar a sua potencialidade enquanto porta de entrada para o mercado laboral, este é também o palco de eleição para deitar de vez por terra a ideia de que o ensino profissional é uma mera opção de segunda escolha. Francisco Madelino enfatiza o papel desta via de ensino enquanto “estrada privilegiada para a obtenção de uma qualificação e uma importante alternativa para a inserção no mundo do trabalho”.

Paralelamente, reconhece que a organização deste evento é uma oportunidade para mostrar a formação que fazemos e cativar jovens para essa mesma formação.
Mais do que uma competição, o Euroskills visa assumir-se como ponto de partilha e troca de experiências entre visitantes, profissionais a concurso, entidades de formação e o mundo empresarial. Talvez por isso o evento contemple distintas áreas de interesse que extravasam a própria competição. O Euroskills 2010 integra, por exemplo, o espaço Experimenta uma Profissão, onde é possível aos visitantes conhecerem mais de perto as várias profissões a concurso e até testarem a sua aptidão para uma delas. E para lá deste espaço pensado para os que ainda estão indecisos quanto ao futuro, há ainda uma áreas onde os vários parceiros europeus no ramo da formação vão poder divulgar as suas iniciativas na área da formação profissional, no Euroskills Village. Para os formadores ou professores terá também interesse a participação nas iniciativas que integram o programa de seminários, conferências e workshops. Razões mais do que suficientes para rumar à FIL, no Parque nas Nações, já a partir de dia 9.

Euroskills em números

. 468 candidatos
. 51 profissões em competição
. 340 jurados nacionais e europeus
. 56 chefes de oficina para apoiar as especificações técnicas de cada competição
. 14 profissões em demonstração no “Experimenta uma Profissão”
. 27 países participantes
. 320 voluntários de apoio à organização
. 60 empresas nacionais e multinacionais envolvidas na promoção e patrocínio
. 9 mil horas de competição
. 50 mil metros quadrados de área de competição
. 50 mil visitantes esperados



OUTRAS NOTÍCIAS
“Promover a formação profissional é uma das vias para aumentar o nível de qualificações”

“Promover a formação profissional é uma das vias para aumentar o nível de qualificações”


Portugal atravessa um momento decisivo em matéria de combate ao desemprego. Qual é a importância de acolher, nesta conjuntura, um evento como o Euroskills? Num momento como o que...

Quanto vale uma gestão emocional?

Quanto vale uma gestão emocional?


São as pessoas que fazem as empresas. A frase parece feita e hoje até já é dado adquirido entre os mais reputados gurus da gestão. Mas Xavier Rodriguéz-Mart&i...

Flexibilidade e mente aberta

Flexibilidade e mente aberta


Nick Cox é um observador privilegiado do que se passa no mercado de trabalho. Na Hays – uma multinacional especialista em recrutamento - há 28 anos, começou como consultor e atual...



DEIXE O SEU COMENTÁRIO





ÚLTIMOS EMPREGOS