Notícias

Empreendedorismo: tempo de qualificar

Empreendedorismo: tempo de qualificar

A Semana Global do Empreendedorismo mobilizou o país em torno da necessidade de ter espírito de iniciativa.
26.11.2009 | Por Cátia Mateus


  PARTILHAR



Qualificação é a palavra que sobressai dos resultados da Semana Global do Empreendedorismo, que em Portugal foi realizada pela Associação Portuguesa de Business Angels (APBA) e pela Associação para o Desenvolvimento Económico e Social (Sedes). O evento, celebrado no mundo inteiro em simultâneo, contou com mais de duas mil presenças, 35 parceiros e 100 actividades.

Ao longo dos últimos anos é inquestionável que Portugal percorreu um longo caminho na conquista do espírito empreendedor. Contudo, parece haver ainda muito a fazer nesta matéria, sobretudo no domínio da qualificação. Para o secretário de Estado da Energia e Inovação, Carlos Zorrinho, “é necessária mais qualificação e alargamento da carteira de projectos para tornar suportável o risco assumido pelo sistema financeiro”. O secretário de Estado afiança que o país tem uma elevada taxa de empreendedorismo e os incentivos financeiros de que dispõe em nada destoam do panorama internacional, sendo esta uma forma viável de potenciar a criação de emprego e aumentar as oportunidades entre os jovens.

Uma ideia também corroborada por Horácio Roque, presidente do grupo Banif. Com uma intervenção sustentada na sua experiência de vida, o líder adiantou que “a ambição é o ponto principal para o empreendedor e este tem de aceitar desafios”. Horácio Roque apresentou ainda o empreendedor como sendo “alguém permanentemente insatisfeito que quer sempre mais e procura criar algo novo”. O presidente do grupo Banif chamou ainda a atenção para o “espírito de sacrifício”. Reconhecendo que o país já percorreu um longo caminho na conquista e disseminação do espírito empreendedor entre as camadas mais jovens, o líder salientou que ser empreendedor não é apenas ser empresário e referiu que “sem um espírito de sacrifício não vale a pena empreender”.

Segundo Luís Campos e Cunha, presidente da Sedes, o evento contou com mais de duas mil presenças em mais de 100 actividades diferenciadas, cumprindo a missão da Sedes de “promover o debate na sociedade em torno desta temática”. A Global Entrepreneurship Week, decorreu simultaneamente em mais de 80 países, contando em Portugal com Belmiro de Azevedo como embaixador.

Para João Trigo da Roza, presidente da APBA, “a semana cumpriu plenamente os seus objectivos e mobilizou muitos portugueses em torno do tema do empreendedorismo como força de mudança económica e social. Muitos dos nossos parceiros iniciaram actividades durante esta semana que se prolongarão ao longo do próximo ano, o que revela bem a sua dinâmica”, concluiu.



OUTRAS NOTÍCIAS
Era recruta mil

Era recruta mil


Reforçar competências e reter os melhores talentos são as metas da rede de mediação imobiliária ERA que para tal delineou um ambicioso programa — Plano de Carr...

Xerox aposta na formação

Xerox aposta na formação


Na Xerox Portugal, todos os colaboradores da empresa despendem, por ano, 55 horas a valorizar-se profissionalmente. Diluídas ao longo do ano, estas horas de formação correspondem,...

Trabalho à escala Europeia

Trabalho à escala Europeia


A mobilidade laboral está em destaque de 27 a 28 de Novembro, no CACE Cultural do Porto, local onde se realiza a edição 2009 dos Dias Europeus de Emprego. O evento é promov...



DEIXE O SEU COMENTÁRIO