Notícias

Ementa tecnológica arrecada prémio de inovação

Ementa tecnológica arrecada prémio de inovação

Uma ementa tecnológica, com sistema wireless e que permite fazer chegar o pedido directamente da mesa à cozinha do restaurante foi o projecto premiado na iniciativa de empreendedorismo académico “Junior Achievement – Company Programme”.
04.06.2010 | Por Marisa Antunes


  PARTILHAR



Imagine que vai a um restaurante que é muito procurado e está sempre cheio. O mais certo é esperar alguns largos minutos até que o empregado lhe traga a ementa, mais outros largos minutos até que ele venha anotar o pedido e mais outro tanto tempo quando chegar a altura de pedir a carta das sobremesas. Num restaurante que tivesse incorporado o sistema que foi criado – e premiado - por cinco universitários da Universidade do Porto, todo esse compasso de espera deixaria de existir.

Chama-se D'ChoiceTable e é um LCD giratório, a embutir numa mesa de restaurante com software específico, que vai permitir a formulação de pedidos que serão recebidos num terminal na cozinha, através de comunicações wireless.

Este produto inovador faz parte do TDT – Tecnologias Digitais Tácteis, projecto concebido por uma equipa da Universidade do Porto – Adriana Pereira, Ana Bastos, Cíntia Pereira, João Machado e Luís Neto – que foi premiada a nível nacional no Junior Achievement – Company Programme e que agora tem o desafio de representar Portugal na competição internacional.

A inovação e distinção do produto no mercado traduz-se na possibilidade do cliente visualizar todas as refeições e tempos médios de espera, aceder ao top 5 dos pratos mais escolhidos, consultar sugestões ou ainda controlar custos por comparação de preços, funcionalidades que vão ao encontro da crescente utilização das tecnologias tácteis pelo público em geral.

Esta foi a 3ª edição em Portugal da competição nacional do Graduate Programme da Junior Achievement que tem na Fundação Millennium bcp o seu patrocinador exclusivo.

Com orientação de professores do ISEG, Instituto Superior Técnico, Universidade de Aveiro, Universidade do Porto, Instituto Politécnico de Setúbal e Universidade Atlântica, os alunos que participaram no Graduate Programme foram também apoiados por tutores voluntários do Millennium bcp. Este programa visa aproximar a comunidade estudantil à realidade empresarial, fornecendo uma formação empreendedora a estudantes universitários, através da criação, organização e operacionalização de uma empresa fictícia (funcionando como se fosse real). Todos os estudantes do Graduate Programme têm a oportunidade de desenvolver aptidões de comunicação, tomada de decisão, negociação, organização e gestão de tempo, bem como potenciar aptidões específicas.

O júri constituído por elementos do Millennium bcp e da Associação Portuguesa de Business Angels seleccionou o “D'ChoiceTable” entre os 10 projectos finais desenvolvidos por alunos universitários, pela sua criatividade e inovação. O projecto TDT – Tecnologias Digitais Tácteis com o seu produto inovador “D'ChoiceTable” vai representar Portugal na competição europeia a realizar em Julho, na Bulgária.



OUTRAS NOTÍCIAS
Atrás de um sonho

Atrás de um sonho


Diz-se que o futuro pertence aos que acreditam na beleza e na força dos seus sonhos . Um acreditar e uma determinação que não tem idade. Há quem, sendo jovem, o prov...

Engenharia assegura empregabilidade

Engenharia assegura empregabilidade


Numa altura em que o desemprego atinge níveis preocupantes, há entre os licenciados quem pareça não ter grandes razões para preocupação. Para os alunos...

FAME promove empreendedorismo feminino

FAME promove empreendedorismo feminino


Está prestes a arrancar, em Coimbra, mais uma edição do Programa FAME. Este projecto, dinamizado pelo Instituto para o Fomento e Desenvolvimento do Empreendedorismo em Portugal (I...



DEIXE O SEU COMENTÁRIO





ÚLTIMOS EMPREGOS