Notícias

Clínica da Casa trata edifícios nacionais

Clínica da Casa trata edifícios nacionais

Sérgio Dias Ferreira criou em 2008 a Clínica da Casa. Hoje a marca já é um franchising com três unidades e a meta é alcançar novos franchisados ainda este ano.
12.01.2012 | Por Cátia Mateus


  PARTILHAR



Tudo num só espaço é o grande lema da Clínica da Casa. Se pensa fazer obras, saiba que já não tem de bater a várias portas para assegurar uma remodelação á sua medida. Neste franchising vocacionado para a reabilitação urbana encontra vários serviços, da arquitetura ao design, passando pela construção e decoração. A ideia foi de Sérgio Dias Ferreira que em 2008 quis minimizar o transtorno de ter de realizar obras ou pequenas remodelações em casa, a começar pelo facto de só ter de falar com uma pessoa para explicar tudo o que quer.

e inicio bastaram 20 mil euros para viabilizar a criação da empresa, mas quando Sérgio Dias Ferreira, mentor do projeto e diretor geral da Clínica da Casa, decidiu abrir uma loja física e franchisar o seu conceito, foi necessário investir mais. Hoje, a Clínica da Casa já absorveu um investimento de cerca de 150 mil euros. O retorno espera-se para este ano, mas o investimento já viabilizou a criação de pelo menos uma dezena de novos postos de trabalho. E, segundo o diretor da empresa, mais se perspetivam. Até porque a meta de Sérgio é continuar a crescer.

Com o mercado imobiliário a viver dias difíceis e com as famílias as terem cada vez maiores dificuldades na concessão de crédito à habitação, as pequenas obras domésticas e as remodelações assumem-se, cada vez mais, como um mercado em expansão. Um potencial emergente do qual Sérgio Dias Ferreira pode tirar partido.
A Clínica da Casa tem neste momento lojas no Parque das Nações, em Lisboa, mas também na Maia e em Matosinhos. O número deverá crescer. “As unidades da Clínica da Casa pretendem ser o fornecedor de excelência na fileira em que atua (arquitetura, remodelação, reconstrução e decoração)”, revela o líder da empresa adiantando que “estamos focados em desenvolver o negócio no modelo criado e em criar valor para os franchisados”. Ainda assim, Sérgio Dias Ferreira não coloca de parte a hipótese de vir a diversificar a área de atividade da empresa, num futuro próximo.

Particulares e empresas

Com um público alvo diversificado, a Clínica da Casa está apta a prestar serviços a particulares, mas também a empresas que necessitem de serviços de recuperação ou melhoramento dos seus imóveis ou, até, de projetos técnicos nas áreas da arquitetura, engenharia ou decoração de interiores.

O negócio surgiu já em contexto de crise mas o cenário não intimidou o empresário que se diz certo do potencial do seu projeto, desde o início. “O gosto pela área e o sentimento de que o sector irá ser sustentado nos próximos anos, sobretudo na área da reabilitação, motivou o investimento nesta empresa apesar da conjuntura”, explica Sérgio Dias Ferreira. O empresário não nega que teve dificuldades acrescidas pela conjuntura, sobretudo ao nível da obtenção de financiamento, mas adianta que as transpôs com um cuidado redobrado no plano de negócios, muita persistência, resiliência e paixão pelo negócio.

Em média, a Clínica da Casa emprega três colaboradores por loja, mas o seu potencial de criação de empregos indiretos é muito superior já que a empresa agrega uma vasta lista de colaboradores e outras empresas associadas, criteriosamente selecionadas, e especializadas na área de atuação desta “clínica”. A expansão do projeto em 2012 implicará a criação de um número de postos de trabalho que ainda não está estimado. Para o mentor da Clínica da Casa a meta é continuar a crescer e a facilitar a vida a todos os que pensam que fazer obras é uma dor de cabeça.

BI EMPRESARIAL

Promotor:
Sérgio Dias Ferreira, 38 anos

Formação:
Licenciado em Engenharia Civil pelo Instituto Superior Técnico e Mestre em Gestão e Estratégia Industrial, pelo Instituto Superior de Economia e Gestão.

Área de atividade:
A Clínica da Casa tem atividade centrada na fileira da construção e de projeto. A empresa criada por Sérgio Dias Ferreira, promove uma interligação entre os serviços de arquitetura, design, construção e decoração, num único espaço de modo a que o cliente tenha apenas um único interlocutor.

Data de criação:
A marca foi criada em 2008, no mesmo ano em que abriu a primeira loja em Lisboa, no Parque das Nações.

Investimento inicial:
20 mil euros investidos no capital social da empresa, mas atualmente o investimento total já ascende aos 150 mil euros.

Retorno do investimento:
Deverá ser alcançado já este ano.

Número de lojas criadas:
Entre lojas próprias e franchisadas, a Clínica da Casa soma já 3 lojas em território nacional.

Empregos criados:
10 postos de trabalho.

Principais dificuldades:
“Sente-se um grande constrangimento ao crédito, sobretudo para os potenciais franchisados que nos procuram. Neste momento, é extremamente difícil obter financiamento junto da banca para se iniciar um negócio próprio, mesmo que tenha um enorme potencial de crescimento”, explica Sérgio Dias Ferreira.

Sitio online:
www.clinicadacasa.pt



OUTRAS NOTÍCIAS
Investigadores com novas regras de recrutamento

Investigadores com novas regras de recrutamento


O recrutamento de investigadores doutorados vai passar a ser feito por competição nacional que não será exclusiva a cientistas portugueses. O anúncio foi feito por Leonor Parreira, a secretária de Est...

Luanda recebe formação

Luanda recebe formação


A empresa de formação Vantagem+ vai partilhar com os profissionais angolanos os seus conhecimentos nas áreas da logística, recursos humanos, marketing gestão e qualidade. A empresa vai lançar já em fe...

Consultoria gratuita ajuda profissionais a encontrar emprego

Consultoria gratuita ajuda profissionais a encontrar emprego


Portugal tem talento e a Stanton Chase International sabe-o bem. A empresa, especialista em talent manager e executive search, concebeu um programa de consultoria gratuito pensado para apoiar os portu...



DEIXE O SEU COMENTÁRIO





ÚLTIMOS EMPREGOS