É inquestionável o poder mobilizador das redes sociais nos dias que correm. Ciente desta potencialidade, a Sonae acaba de criar uma rede social para o Programa Contacto – a Rede Contacto - com o objectivo de facilitar a contratação de jovens licenciados de elevado potencial para os quadros da empresa. A nova plataforma já está operacional em www.programacontactosonae.com e trará uma nova dinâmica ao já disputado programa do grupo liderado por Belmiro de Azevedo.
Desde que foi lançado em 1986 que o programa Contacto se tornou uma importante ferramenta para o Grupo Sonae. Além de dar a conhecer a empresa junto da comunidade universitária, o programa é uma porta de entrada de jovens quadros para o grupo. Até à data, mais de 3800 finalistas universitários marcaram presença no Dia Contacto, o evento que reúne anualmente os jovens seleccionados pelo programa, sendo que muitos tiveram a oportunidade de integrar a equipa Sonae. A partir deste ano, a tarefa de selecção destes talentos está mais facilitada.
“A Sonae criou a Rede Contacto, uma ferramenta de relacionamento entre os jovens universitários que tem por objectivo permitir à empresa encontrar novos e promissores talentos para os seus quadros”, explica José Corte-Real, administrador da Sonae com a tutela da área dos Recursos Humanos. Segundo o especialista, “em vez de centrar a selecção de candidatos para o Dia Contacto com base apenas na informação curricular, a Sonae desenvolveu uma plataforma que permite a interacção com todos os candidatos, facilitando o processo de selecção e também a sua fiabilidade”. É que para José Corte-Real, não há dúvidas que as redes sociais estão a ganhar importância e são uma poderosa forma de recolha de informação. “A Rede Contacto introduz uma forma alternativa para os jovens demonstrarem o seu potencial, possibilitando aos candidatos reforçarem a sua avaliação com dinâmicas de participação que vão além do seu currículo académico”.
Para acederem a esta plataforma os estudantes universitários devem registar-se na Rede Contacto, através do seu sítio online . Uma vez registados, serão convidados a realizar diversas tarefas (realização de trabalhos, preenchimento de questionários, resposta a quiz e opiniões sobre temas específicos). Estes desafios permitirão aos participantes acumular pontos que servirão para seleccioná-los a participar no Dia Contacto que, este ano, reunirá entre 60 a 80 jovens de elevado potencial dando-lhes a oportunidade de conhecer por dentro a Sonae.
José Corte-Real justifica a necessidade de investimento nesta plataforma com o facto de “as empresas Sonae acreditarem que as pessoas estão no centro do seu sucesso e, por isso, é fundamental atrair os melhores colaboradores”. Nesse sentido, enfatiza, “a Rede Contacto é vista como um investimento no futuro das empresas Sonae já que, permitindo referenciar jovens de elevado potencial, facilita o seu recrutamento”.
No total, a Sonae já recebeu mais de 24 mil candidaturas, 3800 das quais participaram no “Dia Contacto” e algumas centenas acabaram mesmo por integrar a equipa Sonae. Anualmente, a empresa concede 20 estágios que podem conduzir a um posterior emprego no Grupo Sonae. Só na última edição, em 2009, foram recebidas 1200 candidaturas e seleccionadas cerca de 60 estudantes finalistas para estarem presentes neste evento.
Na verdade, desde a criação do Programa Contacto que a Sonae assumiu como desígnio estreitar o seu relacionamento com as universidades, abrindo as suas portas anualmente aos melhores alunos de todas as áreas de formação, com particular enfoque na gestão, economia e algumas engenharias. Para o grupo a vantagem é conhecer de perto e captar talentos, para as centenas de estudantes que aderem ao programa é uma oportunidade única de se darem a conhecer e de contactar directamente com os principais líderes da Sonae. Tudo porque há muito que o grupo de Belmiro de Azevedo percebeu que o talento é o que marca a diferença nas organizações nacionais e, com base nesta premissa, tudo é válido para atrair os melhores entre os melhore.