Notícias

Autarquias geram estágios

Em 2011 os jovens em situação de desemprego vão ter mais uma ajuda para ingressar no mercado de trabalho através do Programa de Estágios Profissionais na Administração Local.
29.12.2010 | Por Cátia Mateus


  PARTILHAR



As autarquias nacionais vão promover no próximo ano 1330 estágios profissionais ao abrigo do Programa de Estágios Profissionais na Administração Local (PEPAL). A lista de vagas disponibilizadas pelos municípios foi na passada semana publicada em Diário da República e tem algumas surpresas. Lisboa e Porto não geram grandes oportunidades.

As duas maiores câmaras municipais do país não vão gerar em 2011 grandes oportunidades de estágio ao abrigo do programa PEPAL. De acordo com a listagem publicada em Diário da República, a Câmara Municipal de Lisboa vai gerar apenas uma vaga para estágio, enquanto a Câmara Municipal do Porto promete receber 16 estagiários. Mas quer a autarquia liderada por António Costa, quer a comandada por Rui Rio estão longe dos lugares cimeiros deste ranking de oportunidades.

Guimarães lidera a lista de municípios que mais oportunidades de estágio vão oferecer em 2011, disponibilizando um total de 31 vagas e a seguir vem Lousada que vai acolher 22 estagiários. A título de síntese, a região norte disponibilizará 485 ofertas de estágios profissionais, a região centro 515, a Grande Lisboa 10, o Alentejo 319 e o Algarve apenas uma vaga, já que apenas a câmara de Alcoutim tem a decorrer este programa.

Direito, Economia, Engenharia Civil, Ecologia, Comunicação e Design figuram entre a extensa lista de áreas de formação cobertas por estas vagas. Uma ajuda para os milhares de licenciados que engrossam as fileiras do desemprego nacional, cada vez mais qualificado. Recorde-se que o país figura entre a lista dos países europeus com maior taxa de desemprego jovem (22,7%) estimando-se que dois em cada 10 jovens portugueses não tenha colocação no mercado laboral.

O PEPAL tem como público-alvo jovens licenciados em situação de desemprego ou em busca do primeiro emprego, com menos de 35 anos. O estágios promovidos ao abrigo deste programa tem uma duração de 12 meses e uma remuneração de dois salários mínimos acrescidos de subsídio de refeição. Trata-se da quarta edição deste programa e as candidaturas aos vários estágios disponibilizados decorrem de 24 de janeiro a 4 de fevereiro de 2011, exclusivamente através do Portal Autárquico em www.portalautarquico.pt .


OUTRAS NOTÍCIAS
Carreiras em ziguezague fomentam sucesso

Carreiras em ziguezague fomentam sucesso


Já lá vai o tempo em que os executivos encaravam as suas carreiras numa perspetiva meramente ascendente, como uma escada, onde cada degrau conquistado significava mais responsabilidade e...

Há emprego no calçado

Há emprego no calçado


A fileira do calçado emprega em Portugal cerca de 44 mil profissionais. É um dos setores com melhor desempenho na economia nacional nas últimas décadas chegando a crescer, ...

Siemens atrai talentos

Siemens atrai talentos


A Siemens Portugal vai fechar o ano em “recrutamento agressivo”, um processo que se prolongará durante os primeiros meses de 2011. O objetivo é recrutar cerca de 100 pessoas até M...



DEIXE O SEU COMENTÁRIO





ÚLTIMOS EMPREGOS