Notícias

ANJE fomenta empreendedorismo social

ANJE fomenta empreendedorismo social

O Núcleo Empreendedor Lig@te vai promover a III Semana de Ideias e Negócios com a meta de fomentar o espírito de iniciativa.
05.11.2009 | Por Cátia Mateus


  PARTILHAR



A freguesia da Ameixoeira, em Lisboa, volta a ser palco — de 7 a 13 de Novembro — da Semana de Ideias e Negócios, promovida pela Núcleo Empreendedor Lig@te. A iniciativa, que soma já três edições, é o resultado do esforço conjunto de vários parceiros entre os quais se destacam a Associação Nacional de Jovens Empresários (ANJE), a Junta de Freguesia da Ameixoeira, o K'cidade — Programa de Desenvolvimento Comunitário Urbano, entre outros. A meta deste projecto é ampla e vai muito além do mero conceito de criação de empresas. O objectivo-mor deste projecto é mesmo estimular as iniciativas locais de criação de emprego e contribuir para o desenvolvimento económico e local dos seus moradores, bem como para a requalificação urbana do espaço da Ameixoeira.

A primeira Semana de Ideias e Negócios arrancou em 2007, dando depois mote à formação efectiva do Núcleo Empresarial Lig@te um ano mais tarde. Desde então, este projecto já viabilizou a criação de vários negócios locais. Em muitos casos, de gente que já exercia essa actividade de forma efectiva e não materializada numa empresa. Um contributo que para Manuel Teixeira, responsável da ANJE, é fundamental para a dinamização da economia local da Ameixoeira e para a criação de emprego.

Esta é a terceira edição de uma iniciativa que além de promover o espírito empreendedor junto da comunidade, “proporciona também espaços de encontro e formação entre os agentes locais”, explica Manuel Teixeira. Das edições anteriores o responsável da ANJE faz um balanço muito positivo. “Até aqui centramos o nosso esforço na sensibilização da comunidade para esta temática do empreendedorismo social e agora, a nossa atenção está alinhada para a concretização de novos projectos. Queremos mostrar que é possível desenvolver estas ideias e fazer delas projectos de sucesso”, argumenta.

Exemplo desta crença e desta motivação é a inauguração do espaço e-Beleza, um cabeleireiro criado por uma jovem empreendedora que recebeu apoio e formação por parte dos parceiros Lig@te. Vera Lúcia, mentora deste projecto, viu-se numa situação de desemprego aos 27 anos e com duas filhas para criar sozinha. Aproveitando os conhecimentos que havia adquirido ao desenvolver a sua actividade profissional em diversos cabeleireiros, a jovem decidiu arriscar e lançar-se na criação do seu próprio projecto empresarial.

Com o apoio do Lig@te começou por desenvolver um negócio de prestação de serviços de cabeleireiro ao domicílio, alimentando sempre o sonho de abrir o seu próprio salão. Algo que só agora conseguiu concretizar depois de ter frequentado acções de formação em áreas como o Marketing, a Gestão e Informática no Núcleo Empreendedor Lig@te.

A Semana de Ideias e Negócios arranca a 7 de Novembro com uma Feira de Ideias, que decorre no Instituto Superior de Gestão e onde, além da tradicional mostra de negócios, está prevista a dinamização de um espaço dedicado ao artesanato e a outras artes, bem como vendas de garagem. É também para este dia que está agendado o lançamento da loja online do Lig@te e a atribuição do Prémio Lig@te do Ano.

Para os dias seguintes, as actividades prosseguem no Centro de Desenvolvimento Comunitário da Ameixoeira. Aqui decorrerão as sessões de incentivo ao empreendedorismo juvenil ‘Empreender por Projectos', no âmbito das quais o núcleo procurará estimular e fomentar as competências empreendedoras entre os mais jovens.

A semana contempla ainda a realização de três workshops temáticos especificamente direccionados a quem ambiciona criar o seu próprio emprego ou a quem já deu esse passo, mas tem necessidade de desenvolver algumas competências ou alargar conhecimentos em áreas como o microcrédito ou os negócios online, por exemplo.

Nos dias 11 e 12 de Novembro, o networking toma conta do espaço, estando previsto um pequeno-almoço executivo no Clube Homofaber e uma sessão de Speed Networking que é iniciativa da ANJE, em parceria com a empresa Big Eventos. Este encontro que procura fazer a ponte entre empreendedores e investidores terá lugar na Junta de Freguesia da Ameixoeira e são especificamente direccionados a todos os empresários ou empreendedores que ambicionem aumentar a sua rede de contactos, angariar novos clientes, fornecedores e parceiros.

O Núcleo Empreendedor Lig@te consubstancia em si também o contributo para a reintegração da comunidades locais no mercado de trabalho, actuando num contexto socioeconómico desfavorecido, num local onde a taxa de desemprego é elevada e o tecido económico local carece de investimento. Razões que fazem deste um projecto vital para a zona onde se enquadra.



OUTRAS NOTÍCIAS
Pontapé na crise

Pontapé na crise


Sob o lema ‘optimizar o seu negócio em contexto de crise: dê a volta por cima!', o CECOA organiza até ao final do ano um ciclo de conferências empresariais — integradas na Se...

Empresas com vocação humana

Empresas com vocação humana


São ícones na economia nacional, geram lucro, mas nem por isso esquecem a sua responsabilidade perante a sociedade em que inserem. Mesmo em tempo de crise, há empresas portuguesas...

Eu não quero ser promovido!

Eu não quero ser promovido!


Você diria que não a um cargo de chefia, em época de crise? Pois saiba que há quem recuse promoções, imagine-se, exactamente por causa da crise. Um estudo real...



DEIXE O SEU COMENTÁRIO





ÚLTIMOS EMPREGOS