Notícias

Acesso ao ensino superior: Orienta-te!

Acesso ao ensino superior: Orienta-te!

Chama-se Orienta e é mais um dos produtos Universia, desta vez para ajudar os jovens estudantes a decidirem o seu futuro académico.
15.07.2010 | Por Cátia Mateus


  PARTILHAR



Decidir o futuro pode ser muito angustiante. Para facilitar a tarefa aos jovens estudantes mais indecisos face a um vasto leque de hipóteses, a rede Universia volta a realizar a edição 2010 da Orienta, uma feira virtual de orientação educativa que teve a sua estreia em 2009 e que conta com uma periodicidade anual. Através desta plataforma, organizada como uma cidade 3D, os jovens terão acesso a um vasto leque de informação que facilitará as suas escolhas.
O objectivo é tão somente informar e orientar os jovens estudantes numa nova e desafiante etapa da sua vida: a entrada na universidade. Mas a verdade é que a plataforma não deixa também de fora todos aqueles que já concluíram a licenciatura ao abrigo do processo de Bolonha e querem agora continuar a sua formação.

Esta feira virtual, acessível 24 horas por dia a partir do sítio http://orienta.universia.pt foi desenvolvida com tecnologia de última geração que simula um moderno centro de exposições através do qual o estudante navega de forma dinâmica e interactiva pelos conteúdos multimédia que as instituições de ensino colocam nos seus stands virtuais. Segundo a organização do Orienta, “a novidade nesta edição prende-se fundamentalmente com a criação de novos conteúdos que de alguma forma enriquecem a informação ao aluno que se candidata à Universidade, como sejam a informação sobre programa de Bolsas, testemunhos de alunos que fizeram o programa Erasmus, programa Contacto, artigos sobre os cursos com maior índice de empregabilidade, entre outros”. Na essência, o Orienta privilegia a informação que pode ser mais interessante e importante para um estudante no momento em que planeia o seu futuro académico.

O teste de orientação profissional continua a ser uma das ferramentas mais requisitadas pelos visitantes deste evento virtual que se direcciona não só a estudantes, mas também aos pais, orientadores pedagógicos ou directores de escola. Contudo, os visitantes têm acesso a outras ferramentas de grande utilidade. Motores de pesquisa que filtram as escolas por curso ou perfil, informação sobre toda a oferta académica em cada instituição (licenciaturas, mestrados, pós-graduações e doutoramentos), vídeos institucionais de apresentação de cada universidade, bem como propostas de alojamento nas imediações, actividades desportivas ou culturais, entre outras informações úteis são exemplos do que é possível encontrar através do Universia Orienta. A plataforma está orientada em cinco áreas distintas: Orientação/ Candidatura ao Ensino Superior (Provas de Ingresso); Teste de Orientação; Área de Universidade; Área de Vida Universitária e Área Universia.

O evento virtual tem a chancela da Universia, uma rede de língua hispânica e portuguesa que actua ao nível do conhecimento no espaço ibero-americano, estimulando a cooperação universitária e a relação universidade/empresa. A Universia integra 1.169 universidades de 23 países distintos, com uma comunidade que atinge os 13,5 milhões de estudantes e professores.



OUTRAS NOTÍCIAS
O elogio da formação

O elogio da formação


Está presente em Portugal há 12 anos, contando atualmente com 17 unidades. A FNAC é o exemplo de uma marca que sustenta o seu crescimento num investimento claro e inequívoc...

Quebrar o silêncio

Quebrar o silêncio


A Universidade Católica tem um grupo de estudantes muito especial: são 24 alunos, todos surdos, que estão a frequentar a primeira licenciatura em Língua Gestual Portuguesa ...

A vida difícil de um diretor financeiro

A vida difícil de um diretor financeiro


Se as finanças são a sua área de trabalho de eleição e gostava de um dia vir a ser diretor financeiro de uma empresa, saiba que esta não é uma tarefa f...



DEIXE O SEU COMENTÁRIO





ÚLTIMOS EMPREGOS