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Como motivar



01.01.2000



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Como motivar

No actual mercado de trabalho, os empregadores estão sempre a atrair novos trabalhadores e tudo começa com o recrutamento. É crucial estimular, encorajar e motivar os seus colaboradores, se deseja continuar a tê-los do seu lado.

 


Como motivar os colaboradores?

Motivar os seus trabalhadores e mantê-los motivados não é fácil. Uma boa remuneração não é suficiente. Um carro da empresa, benefícios extra e um aumento, funcionam mas continuam a não ser suficientes.

Na maioria das pessoas, os factores que as motivam encontram-se nos desejos humanos como o reconhecimento, o apreço, o estar ocupado com coisas que fazem sentido, etc. Motivar é de facto complicado, por isso deixamos-lhe algumas dicas para motivar a sua equipa:

Deixe os seus colaboradores determinarem como fazer o seu trabalho. Não rejeite propostas para uma nova abordagem sem mais nem menos. Mostre-se receptivo.

Encoraje as pessoas a tomarem responsabilidades. Mostre-lhes que aprecia quando alguém se encarrega de uma tarefa..

Tenha uma atitude positiva em relação à interacção social e ao trabalho de equipa.

Mantenha as pessoas informadas sempre que possível.

As incertezas podem desmotivar a sua equipa.

Tolere os erros das pessoas quando ainda não dominam totalmente uma tarefa ou uma função.

Tenha tempo para uma pequena conversa em vez de se limitar a dar o bom dia.

Dê aos seus trabalhadores objectivos e desafios concretos, refira-se a eles durante reuniões de trabalho e mostre que as pessoas fizeram progressos.

Encoraje as pessoas regularmente e mostre-lhes o seu apreço.

Respeite as suas combinações e promessas e, sobretudo, não as faça sem saber que as pode cumprir.

Defenda a sua equipa. Em caso de conflito, ouça sempre a versão dos seus colaboradores antes de se pronunciar.

Não espere a reunião anual de avaliação para discutir o empenho de cada um.

Deixe as pessoas falar sobre o que as motiva e escute-as com atenção.


Como desmotivar colaboradores?

Deixamos-lhe uma lista de pontos com os quais pode desmotivar o seu colaborador mais entusiasta. Aplique-os e pode ter a certeza que até os mais motivados não tardam a perder o ânimo.

Dê uma resposta vaga e pouco clara quando os colaboradores lhe perguntam o que espera deles e despache-os o mais rapidamente possível.

Elabore uma quantidade de regras desnecessárias que devem ser rigorosamente cumpridas pelos seus colaboradores.

Planifique reuniões improdutivas e obrigue os seus colaboradores a estarem presentes.

Estimule a competição interna.


Esqueça-se propositadamente de passar informações importantes, impedindo assim os seus colaboradores de trabalharem como deve ser.

Não seja construtivo no seu feedback e nas suas observações.


Não use os talentos dos seus colaboradores nem dê mais responsabilidades aos mais eficientes.

Nunca pergunte aos seus colaboradores se eles estão desmotivados.

Não repare nunca nas coisas mal feitas. Assim, os colaboradores que fazem bem o seu trabalho ficam com a sensação de que são explorados.

Trate os seus colaboradores de forma injusta. Faça promessas que não pode ou não quer cumprir (mas não ponha nada no papel).






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