Uso da linguagem e motivação
Impor os seus pontos de vista à sua equipa de
uma forma pouco correcta, não o leva a lado nenhum. Para manter elevado
o nível de motivação dos seus colaboradores, é muito importante dizer-lhes
o que deseja.
Por exemplo:
Em vez de: "Não quero que tire férias nesta altura", diga: "Queria que
por esse e aquele motivo estivesse presente para reforçar a equipa".
Em
vez de: "Não está a fazer isto como deve ser", diga: "É melhor fazer isto
a partir de agora desta maneira".
Em
vez de: "Porquê é que fazem reuniões tão longas?", diga: "Pensem em formas
de fazer reuniões mais eficientes".
Em
vez de: "Isto está bem feito, mas aquilo está mal", diga: "É melhor fazer
aquilo desta maneira, para ficar tão perfeito como o trabalho que está
a fazer agora, que está muito bom".
Os seus colaboradores querem objectividade e obtêm
melhores resultados com um padrão de linguagem claro. Às vezes é preciso
reflectir um pouco para traduzir um "contexto não" para um "contexto sim".
Mas, com tempo, é possível fazer disso um hábito.
Palavras proibidas
Há três palavras que convém não usar
se quer motivar a sua equipa: de facto, mas e espero.
De facto expressa dúvidas;
Mas é uma negação da frase anterior;
Espero mostra que gostaria que as coisas mudassem mas que não acredita
que isso alguma vez vá acontecer.
Se, durante uma conversa de
avaliação, disser: "Estou de facto satisfeito consigo mas acho que é pena
necessitar de tanto tempo para concluir o seu trabalho, por isso espero
que isto mude."
o seu trabalhador vai interpretar o seguinte:
"Não estou nada satisfeito porque
você é demasiado vagaroso e não acredito que alguma vez vá conseguir mudar
isso".
A expressão 'de facto' tem realmente que ser
evitada;
A palavra 'mas' pode ser substituída por 'e';
Em vez da palavra 'espero' use 'conto com'.