Carreiras

Saber criticar



01.01.2000



  PARTILHAR




Saber criticar

12 regras para dizer a alguém, de uma forma construtiva, que fez alguma coisa mal:

Identifique o comportamento que quer criticar. Critique uma acção, não uma pessoa.

Especifique a sua crítica. Em vez de "Nunca consegue cumprir o prazo" , diga "Para esse relatório não conseguiu cumprir o deadline de 15 de Março".

O comportamento que está a criticar deve ser susceptível de melhorar.

Use o 'eu' ou 'nós' para realçar que quer resolver o problema em conjunto. Não expresse ameaças.

Certifique-se que o outro entende os motivos pelos quais o está a criticar.

Não faça rodeios: vá directamente ao assunto e fique calmo.

Mostre claramente que o comportamento melhorado será recompensado e ofereça a sua ajuda para resolver o problema.

Não fique zangado ou sarcástico, só tem efeitos negativos.

Mostre à pessoa que entende os sentimentos dela.

Se fizer a sua crítica por escrito, convém arrefecer primeiro um pouco antes de escrever. Certifique-se que só o destinatário da crítica receba a carta ou o mail.

Comece por dizer algo positivo.

Confirme, no fim, o apoio e a confiança na pessoa.






DEIXE O SEU COMENTÁRIO





ÚLTIMOS EMPREGOS