Da discussão nasce a luz!
Ouvir críticas negativas sobre nós
é doloroso, principalmente quando o assunto é o nosso desempenho
laboral.
Perante observações pouco simpáticas, alguns de nós
enfurecem-se, outros preferem fugir e esconder-se.
Por isso, para enfrentar esta situação
e vencer os nossos obstáculos, não há nada mais importante
que aprender a colocar questões para obter respostas que nos dão
soluções e nos levam a ultrapassar as nossas dificuldades,
conseguindo ainda das pessoas algo fundamental: o feedback.
Um exemplo:
Suponha que o seu patrão é alguém que leva as suas
responsabilidades muito a sério.
Ao longo do tempo, você vai-se apercebendo que ele não está
muito satisfeito com a forma como conduz as reuniões e você
quer perceber como poderá ser mais eficiente.
O conselho é que aproveite uma reunião em que seja você
mesmo o orientador e, ao mesmo tempo, observe, pergunte
e não deixe de fazer sugestões. Sobretudo, interaja
com o seu chefe e colaboradores. Lembre-se que da discussão
nasce a luz!!
Quando for o caso não receie em colocar os aspectos mais específicos
das suas dúvidas.
Muitas vezes todos estão com a mesma dúvida mas ninguém
tem coragem de perguntar.
Por outro lado, tente não interromper se achar inoportuno. Por
vezes também é positivo ter uma atitude defensiva e estar
algum tempo apenas a ouvir o que o seu chefe ou colaboradores têm
a dizer, isto porque, as opiniões e críticas que lhe fizerem,
podem vir a ser muito úteis para o melhoramento do seu desempenho
profissional.
Através das críticas que lhe forem feitas de forma construtiva,
vai perceber coisas o que até então não entendia
e que afinal até eram muito simples. Além disso, vai contribuir
também para enriquecer o conhecimento dos outros, porque você
sabe coisas que outras pessoas não sabem e vise-versa.
Assim, conseguirá uma interacção perfeita da parte
dos seus ouvintes e consequentemente terá feedback.
O feedback pode ser alcançado através do modelo SBI.
Mas o que é o modelo SBI?
O modelo SBI (Situation Behaviour Impact) ou seja situação
de impacto no comportamento, é desenvolvido pelo Centro para
Liderança Criativa, nos Estados Unidos, uma das empresas mais importantes
em treino de liderança. É um modelo fácil de lembrar
e simples de implementar.
Como funciona?
Situação:
Neste caso você deveria pedir ao seu chefe que lhe descrevesse a
reunião que liderou e como pareciam estar as pessoas durante esse
tempo.
Comportamento: Aqui deve questionar como é que o seu chefe vê
o seu comportamento e quais os comportamentos não verbais que ele
observou. Não deixe de lhe pedir para ser tão especifico
quanto possível, pois só assim poderá verdadeiramente
perceber onde é que errou.
Impacto: Tente ainda analisar como é que o seu chefe se
sente acerca da forma como você conduziu a reunião.
Será que ele notou como é que os outros reagiram?
Podia a reunião ter corrido melhor se a tivesse conduzido de forma
diferente?
Claro que a reunião, ou o que quer que seja, pode ser sempre melhor.
O importante é aumentarmos a cada dia a nossa capacidade para ensinar
e aprender em vez de nos deixarmos abater por cada crítica que
nos é feita.
Afinal, o modelo SBI, posto em prática, não é mais
que uma forma de observação pessoal e interacção,
que ajuda a pessoa a ver como pode melhorar o seu desempenho profissional
e a ter mais confiança em si própria.
AF