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Ganhe a confiança dos seus colaboradores



01.01.2000



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Ganhe a confiança dos seus colaboradores

As pessoas têm confiança em si?
Um inquérito recente, feito nos Estados Unidos, mostrou que a maioria das pessoas não confia nos seus directores. Confiam nos seus colegas e até gostam do seu trabalho, mas não acreditam que os seus chefes tomem as melhores decisões.



Duas perguntas para reflectir:

É importante que as pessoas tenham confiança em si?

SIM, até é muito importante. Os dois principais motivos estão relacionados:

1- desempenho

2-
lucro

1 - O desempenho

Dos colaboradores

Não consegue obter um bom desempenho dos colaboradores que não têm confiança em si. Se não acreditam que você toma as melhores decisões ou que actua no interesse deles, sentem a necessidade de serem eles próprios a fazer tudo.
O tempo que gastam a fazer isto ou a pensar naquilo, faz com que trabalhem menos e que a sua qualidade e criatividade baixem. Como bom gestor, pode muito bem levantar o nível de desempenho dos seus empregados, mas não vai conseguir manter esse nível sem a confiança deles.

Do gestor

O desempenho da sua equipa tem um impacto no seu, isto porque, em gestão, tem de se conseguir obter coisas dos outros. Se não conseguir um desempenho excelente da sua equipa, como vai provar ao seu chefe que é um gestor fantástico?
Se as pessoas não confiam em si, provavelmente você também não vai confiar nelas e vai gastar um tempo precioso a controlar as acções dos seus colaboradores. Lembre-se que o tempo é um factor determinante.


2 - Lucro

A falta de confiança por parte dos trabalhadores conduz à perda de tempo. O custo principal destes factores não pode ser calculado, e pode levar à perda de criatividade.
O lucro não se obtém por mandar fazer bem um trabalho mas por o mandar fazer o melhor possível. Não interessa muito que isto aconteça através de correcções permanentes ou de uma instigação súbita, o que interessa é que de facto aconteça.
Os seus concorrentes virão com maneiras novas, melhores e mais baratas de fazer as coisas. Se ficar para trás perderá primeiro clientes e a seguir dinheiro.



Como pode descobrir que não confiam em si?


É um pouco mais difícil responder a esta questão, mas deixamos aqui algumas sugestões:


Pergunte-lhes

Uma das maneiras mais simples para obter uma resposta é fazer a pergunta directamente. Provavelmente, há alguém no grupo que confia em si. Não lhes pergunte como se sentem mas como o grupo se sente. Tente não dar atenção a comentários sobre indivíduos mas concentre-se nas impressões do grupo.

Escute-os

Quando pergunta alguma coisa a um colaborador, ouça a resposta com atenção. É como ler nas entrelinhas. Se começam a contar uma coisa mas param de repente, pode ter a certeza que não confiam totalmente em si.

Seja menos formal

Saia do seu gabinete. Fazer gestão enquanto dá uma volta funciona mesmo.
As pessoas, no "território deles", aproximam-se com mais facilidade. Além disso, vai também ouvir e ver coisas que não estão vêm nos relatórios que chegam à sua mesa.
Se os colaboradores o virem 'passear', irão vê-lo como uma pessoa e não apenas como 'o patrão'. É muito mais fácil desconfiar do 'patrão' do que de uma pessoa igual a eles.






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