Notícias

YoungNetwork apadrinha negócios na área da comunicação

YoungNetwork apadrinha negócios na área da comunicação

O grupo YoungNetwork acaba de lançar uma incubadora de empresas com o objectivo de estimular o empreendedorismo nacional.
08.04.2011 | Por Maribela Freitas


  PARTILHAR



Marcom Business Incubators ( MBI ) é o nome da incubadora de empresas para as áreas da comunicação e marketing criada recentemente pelo grupo YoungNetwork. Este organismo vai apoiar monetariamente o talento nacional, bem como disponibilizar instalações, apoio técnico e consultoria na concretização de ideias de negócio.

João Duarte, fundador do MBI e CEO do grupo YoungNetwork conta que “somos um fundo e uma incubadora de empresas. Temos cerca de 100 mil euros para investir em cinco projectos e em empresas que estejam a começar. E mais do que dinheiro, damos espaço, know-how e networking, já que o nosso grupo possui dez anos de experiência nesta área” . Acrescenta que a ideia de avançar com este projecto nasceu da vontade de quebrar a lógica dinástica que existe nas oportunidades em Portugal. O financiamento dos projetos será concretizado até ao final do ano.

O MBI destina-se a todas as pessoas que tenham boas ideias e capacidade de as executar. “Queremos projectos de massa cinzenta em detrimento de máquinas” , salienta João Duarte. Para se candidatarem, os interessados terão de enviar um email, telefonar ou contactar directamente com a incubadora. Posteriormente será marcada uma reunião em que os empreendedores apresentarão o projecto, explicarão o que pretendem fazer e responderão a questões. Haverá depois uma avaliação e a consequente decisão de apoiar ou não o projecto apresentado. “O MBI não é um concurso de ideias. É uma ferramenta prática que permite acabar com a ladainha da falta de oportunidades e de condições para as pessoas acenderem o rastilho e começarem os seus projectos. Os critérios de selecção serão objectivos e subjectivos de acordo com a sensibilidade dos decisores da incubadora” , salienta João Duarte. As empresas e as ideias serão analisadas por uma equipa composta por elementos da direcção do grupo.

Neste momento a MBI já tem o fundo disponível. O espaço para receber os vários projectos ou empresas, o acesso aos recursos humanos, ao know-how e ao network do grupo YoungNetwork é imediato, a partir do momento em que o MBI entrar no capital da empresa. “Os nossos melhores recursos farão o coaching destes projectos. Queremos ter entre 20 a 80% das empresas onde vamos investir. Para aportar mais valor aos projectos, queremos que pessoas com experiência - seja em sucessos ou fracassos -, se juntem a nós para aconselhar e apoiar os projectos. Precisamos também de incentivar a procura de projectos e de pessoas, com boas ideias e capacidade excepcional de execução, daí a figura do Scout (olheiro)” , explica João Duarte. O MBI está actualmente a procurar conselheiros que ajudem nos projetos a investir e olheiros que tragam os melhores empreendedores, com as melhores ideias.

“Sentimo-nos na obrigação de retribuir o que temos aprendido e de içarmos a bandeira do pirata, para romper com a lógica das oportunidades dinásticas e da falta de mobilidade social em Portugal. Depois teremos o retorno dos investimentos que faremos pela valorização dos projectos” , salienta João Duarte. Na sua perspectiva iniciativas deste género levam as pessoas a criarem os seus postos de trabalho, a contratarem recursos e a apaixonarem-se pelo que fazem. Logo são uma mais-valia para Portugal, mais ainda num período económico como o que se vive actualmente. “A economia nacional e internacional vive de pessoas, organizadas em empresas e o MBI é uma ferramenta que ajuda novas empresas, na área do marketing e publicidade, a vencer” , finaliza o CEO do grupo YoungNetwork.

Todo o trabalho da incubadora pode ser acompanhado através do site http://www.mbincubators.com . Na prática foi criado para explicar o que vai ser todo este processo. Funcionará também como blog para dar conta de temas relacionados com a mentalidade dos empreendedores, ideias e com o próprio funcionamento da MBI , assim como investimentos em curso.



OUTRAS NOTÍCIAS
Empresário de sucesso em formação

Empresário de sucesso em formação


O autor do “Livro Secreto das Vendas” promove em Lisboa e no Porto, já este mês, o Curso Secreto do Crescimento de Negócios. A primeira formação arranca já a 1...

Nove em cada dez portugueses prontos para emigrar

Nove em cada dez portugueses prontos para emigrar


Este retrato nacional é traçado pela empresa de gestão de recursos humanos Kelly Services, com base no seu inquérito anual e revela que face a uma conjuntura de crise, ir para o estrangeiro ou aceitar...

Falta de emprego na Galiza faz regressar portugueses

Falta de emprego na Galiza faz regressar portugueses


A falta de trabalho na Galiza está a obrigar muitos portugueses a regressarem ao país. Nos últimos dois anos, aquela região perdeu cerca de 7500 postos de trabalho, dois qu...



DEIXE O SEU COMENTÁRIO





ÚLTIMOS EMPREGOS