Portugal está à procura do jovem estudante universitário que o vai representar este ano na Academia Roger Hatchuel, uma escola internacional da criatividade, que funciona em paralelo ao Festival Internacional da Criatividade de Cannes. A emblemática academia, foi lançada pela organização do festival em 2003 e até agora já por lá passaram dez jovens talentos portugueses das áreas do marketing e da publicidade. Aos que tem como aspiração conhecer o universo do marketing pelas mãos de alguns dos maiores especialistas mundiais na área, resta não perder a oportunidade de se candidatarem este ano.
O Festival Internacional da Criatividade de Cannes soma já 58 edições e prepara-se para acolher os participantes deste ano de 18 a 25 de Junho, naquela que é já considerada a maior celebração mundial da criatividade no setor da comunicação. Todos os anos são avaliados em Cannes cerca de 24 mil trabalhos criativos, oriundos de todo o mundo. Os vencedores recebem o troféu mais cobiçado da indústria: o Leão. Mas paralelamente a este certame, o Festival cumpre a sua missão formativa no que respeita às camadas mais jovens e que ainda não ingressaram no mercado de trabalho.
A Academia Roger Hatchuel foi pensada para se posicionar como um projeto pedagógico impar de intercâmbio internacional nas áreas ligadas à comunicação. Na edição deste ano, este projeto formativo dará a oportunidade a cerca de 40 das 75 delegações inscritas no festival internacional, de enviarem a Cannes um estudante universitário para uma semana de formação intensiva com alguns dos maiores nomes da comunicação e criatividade do mundo.
Rita Bernardo e Rita Melo são duas dos 10 jovens portugueses que já passaram pela experiência. Ambas desenvolvem hoje atividades ligadas ao mundo da publicidade e garantem que a experiência valeu sobretudo pela possibilidade de terem um primeiro contacto com o mercado publicitário pelas mãos de profissionais de topo. Rita Bernardo é licenciada em Ciências da Comunicação pela Universidade Nova e trabalha numa agência de publicidade digital. Esteve uma semana na Academia Roger Hatchuel. Diz que ganhou em duas frentes: “é desde logo importante em termos curriculares ter um projeto que é vencedor entre inúmeros concorrentes à escala nacional. Depois, lá foi muito mais importante pelo conhecimento que adquiri através dos melhores profissionais do mundo, do que propriamente em termos de impacto profissional”.
Rita Melo partilha da mesma opinião. A jovem de 24 anos é licenciada em Design e está a estagiar na agência de publicidade Leo Burnett. Integrou a Academia Roger Hatchuel em 2010 e também aponta como principal benefício desta experiência “a possibilidade de perceber como funciona a máquina publicitária mundial e beber dai todo o conhecimento possível, com a ajuda dos mais reputados profissionais”.
Portugal tem alcançado excelentes resultados neste festival e é, inclusive, a quarta nação mais premiada na categoria Young Lions, que distingue jovens promessas da indústria da comunicação, e é uma das delegações convidadas a participar nesta academia. Em Portugal, a representação do Festival Internacional de Cannes Lions é assegurada pela MOP – Multimédia Outdoors Portugal. Vasco Perestrelo, CEO da MOP, explica que “a academia Roger Hatchuel é, atualmente, uma das maiores oportunidades de intercâmbio universitário na área da comunicação e um evento curricular único onde os jovens estudantes de todo o mundo tem possibilidade de participar numa formação intensiva com algumas das mais importantes personalidades e gurus da indústria, que leccionarão sobre as mais recentes tendências a comunicação”.
A Academia tem duração de uma semana e decorre m Cannes que de 18 a 25 de Junho será a Meca da criatividade. Vasco Perestrelo refere que “esta é uma oportunidade única de networking que decorre a par do Festival onde todos os anos circulam durante uma semana mais de 10 mil delegados de 90 países”.
O CEO da MOP explica que o processo de seleção do jovem que representará Portugal arranca a 11 de Abril. “Nessa data, vamos lançar em parceria com alguns anunciantes nacionais um briefing online, ao qual todos os estudantes universitário com idade até aos 23 anos poderão responder apresentando as suas propostas”, explica. O desafio é lançado a partir do endereço www.mop.pt/young_lions2011 . Trata-se, segundo Vasco Perestrelo, de um “exercício criativo real de uma marca, cujo processo de avaliação será semelhante ao praticado numa agência. Depois de apresentada a ideia, o candidato é avaliado por um júri que neste caso é constituído maioritariamente por representantes de universidades que lecionam cursos ligados ao marketing e à publicidade.
A decisão do júri é divulgada a 11 de Maio e ai será conhecido o 11º jovem português a representar o país nesta academia de elite. Anualmente, concorrem a este projeto cerca de 200 estudantes universitários. Vasco Perestrelo garante que “há poucas profissões a dar oportunidades destas ainda em período de estudo” e acrescenta que “a Academia é um best in class que estreita a relação dos estudantes com os melhores profissionais do mundo na área da criatividade e comunicação”.