Notícias

Vendas e engenharia lideram recrutamento

Vendas e engenharia lideram recrutamento

No primeiro mês do ano o universo Expresso Emprego divulgou 567 ofertas. O setor das vendas e da engenharia lideraram as oportunidades geradas.
03.02.2012 | Por Cátia Mateus


  PARTILHAR



O primeiro mês deste ano, o universo Expresso Emprego registou 77.897 candidaturas online para 567 ofertas divulgadas. Às candidaturas recebidas através da plataforma web, há ainda que acrescentar as que ainda chegam por via correio, ainda que em número menos significativo. O número espelha um país a braços com uma taxa de desemprego que voltou a atingir novo recorde em dezembro de 2011, fixando-se agora nos 13,6% e que começa a criar graves preocupações junto da Comissão Europeia que espera ver concebidas até abril, estratégias de fundo que invertam esta escalada do desemprego. Mas apesar do cenário, há sectores e profissões onde a dinâmica se mantém. As vendas lideram as intenções de contratação das empresas nacionais e a engenharia é alvo de recrutamentos para o estrangeiro. Mas em ambos os casos, há oportunidades profissionais à espreita.

Os engenheiros mecânicos, químicos e eletrotécnicos estão entre os dez perfis mais procurados pelas empresas durante o mês de janeiro. Igualmente beneficiados estão os diretores comerciais, chefes de vendas, vendedores, comerciais e analistas. O mercado também precisa deles e o país está a gerar emprego nas suas áreas. A mesma sorte não têm os perfis ligados à área do ensino e formação, os jornalistas e designers, os investigadores, os web designers ou os tradutores.

Em Portugal, tal como noutros países da Europa, o mercado de trabalho evidencia sinais de prudência nas contratações, ainda que alguns sectores estejam a conseguir manter o seu dinamismo. É, ironicamente, o caso da construção e da indústria que figura como o sector que mais ofertas divulgou no primeiro mês do ano. Sabe-se a construção e o imobiliário enfrentam dias difíceis em território nacional, mas basta uma análise breve aos anúncios publicados no Expresso Emprego no último mês para perceber que as empresas não baixam os braços e investem, sobretudo, no reforço das suas equipas de marketing e vendas que tem nesta altura uma importância vital na conquista de novos negócios. A contribuir para este dinamismo na contratação na construção estão também as ofertas de trabalho internacionais para engenheiros portugueses, que estão a ser cada vez mais aliciados por países como Angola, Suécia, Noruega e Brasil.

O sector da saúde também está em movimento e figura no segundo lugar do ranking dos sectores que geram maiores oportunidades de trabalho. Logo a seguir estão as tecnologias de informação e comunicação que perderam ligeiramente terreno face a dezembro. No top 5 desta tabela estão ainda o comércio, franchising e vendas, as telecomunicações e a banca, seguros e finanças.

O perfil predominante de utilizadores do Expresso Emprego continua a fixar-se maioritariamente nos profissionais entre os 30 e os 40 anos, detentores de um grau de licenciatura.

Quem recruta mais*
Os perfis comerciais e os mais técnicos ligados a diversos ramos da engenharia, como a engenharia química, eletrotécnica e mecânica, estiveram na mira dos anunciantes do Expresso Emprego (versão impressa e site www.expressoemprego.pt ) no primeiro mês do ano. Fica clara na análise dos anúncios uma aposta nas áreas das vendas e de contacto com os clientes, nos mais diversos setores de atividade, mas também

1º AKER SOLUTIONS
2º CBE
3º Teleperformance
4º FASE
5º ABB
6º Aston Portugal
7º ERA
8º MBA CONSULTORES
9º BIAL
10º FLEXIPOL

* Os dados deste ranking não incluem ofertas de trabalho anónimas ou veiculadas através das empresas especializadas em recrutamento e seleção.

 

 

 



OUTRAS NOTÍCIAS
Profissionais portugueses de olhos postos no mundo

Profissionais portugueses de olhos postos no mundo


Em 2011, cerca de 120 mil portugueses deixaram o país em busca de oportunidades de emprego além-fronteiras. A tendência não é recente, mas tem assumido maior din&acir...

Consórcio fomenta intercâmbio de alunos

Consórcio fomenta intercâmbio de alunos


Os consórcios Erasmus destinados à mobilidade de estágios foram lançados pela Agência Nacional Pro-alv em 2007. Os formados até aqui em Portugal têm agregado apenas uma instituição de ensino superior ...

Segurança motiva formação

Segurança motiva formação


A empresa especialista em formação profissional Rumos estabeleceu uma parceria com a Royal Holloway University of London que viabilizou a criação da pós-graduação em Information Security. O curso soma...



DEIXE O SEU COMENTÁRIO





ÚLTIMOS EMPREGOS