Notícias

RTP lança academia de talentos

A RTP está a selecionar 100 jovens candidatos a um estágio de nove meses ligada à produção audiovisual. A primeira edição da Academia RTP está prestes a arrancar e funcionará no Monte da Virgem, em Gaia.
03.02.2011 | Por Cátia Mateus


  PARTILHAR



Estão já a decorrer as candidaturas para a Academia RTP, o laboratório de formação para novos profissionais e conteúdos da estação pública de televisão. Destinado a jovens entre os 18 e os 30 anos, com 12º ano concluído e ambições de uma carreira ligada à produção multimédia, o projeto Academia assegurará nesta fase 100 estágios profissionais.

Para já são 100 os jovens que podem encontrar nesta Academia uma porta aberta para a realização da ambição de trabalhar em televisão, mas RTP que lidera este projeto de formação, desenvolvido em parceria com o Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP), não coloca de lado a possibilidade deste número poder aumentar ou até diminuir em função da qualidade dos projetos apresentados. Um cunho de exigência, rigor, profissionalismo e qualidade que norteará todo este programa até ao final.

Segundo a estação televisiva, a meta deste projeto é formar profissionais de media, nas vertentes de produção web , televisão ou rádio em áreas diversas e transversais aos media, como sejam a ficção, entretenimento, informação, conhecimento, ciência e cultura. Mário Augusto, responsável pelo projeto, explica que “a Academia RTP é uma janela de oportunidades para criativos e pessoas com capacidade para concretizar projetos de qualidade”. O profissional enfatiza o papel desta academia enquanto “laboratório privilegiado de formação para novas competências, novos conteúdos e profissionais”, como de resto tem vindo a acontecer ao longo dos 53 anos de história da estação de televisão. “A RTP enquanto operadora do serviço público sempre foi uma grande escola de comunicação e media. Hoje, com 53 anos de televisão e 75 de rádio, continua a estar atenta aos novos caminhos da televisão e por isso decidiu investir na possibilidade de partilhar saberes e ideias, com esta Academia”, faz saber.

As candidaturas à primeira edição da Academia RTP e aos 100 estágios curriculares decorrem até 21 de fevereiro, exclusivamente a partir do site www.academia.rtp.pt , como se quer numa era cada vez mais digital. Este programa, desenvolvido em parceria com o Instituto de Emprego e Formação Profissional, assegurará aos participantes selecionados um bolsa de estágio no valor máximo de 1,5 vezes o salário mínimo nacional. No final do estágio, os melhores projetos poderão ser apoiados com capital de risco para o seu desenvolvimento e concretização, contando desde já com a RTP como cliente final dos produtos.

A primeira edição deste laboratório formativo decorre nas instalações da RTP no Monte da Virgem, em Vila Nova de Gaia. Depois do encerramento da fase de candidaturas, o júri reunirá para selecionar os melhores projetos. Os candidatos selecionados serão integrados na RTP para um estágio curricular com duração de 9 meses, onde terão oportunidade de reunir novos ensinamentos e materializar no terreno os seus projetos.

Por ocasião da apresentação pública da Academia RTP, o coordenador do projeto, Mário Augusto, referiu que com esta iniciativa “a RTP está a abrir-se às ideias de uma nova geração de profissionais: a geração digital”. Assegurando que o sucesso da iniciativa dependerá também muito da colaboração das universidades e do seu potencial motivador.



OUTRAS NOTÍCIAS
Católica é escola de elite em Direito

Católica é escola de elite em Direito


Foi premiado em 2009 pela Fundação Gulbenkian como um dos programas mais inovadores no domínio educativo. O LL.M. ( Master of Laws ) – Law in a European na Global Context – &eacu...

A arte de bem negociar

A arte de bem negociar


Será, porventura, uma das ferramentas mais essenciais nos dias que correm para manter a sobrevivência profissional. A arte de bem negociar esteve em foco esta semana na AESE – Escola de D...

Microsoft forma diretores ecolares

Microsoft forma diretores ecolares


A Microsoft lançou esta semana a segunda edição do Programa de Desenvolvimento Líderes Inovadores, que realiza em parceria com o Ministério da Edução. ...



DEIXE O SEU COMENTÁRIO





ÚLTIMOS EMPREGOS