Há 170 milhões de euros para investir na criatividade e no sector cultural europeu, em 2014. A União Europeia tem esta verba reservada para aplicar no programa Europa Criativa, substituto dos programas Media, Media Mundus e Cultura. O novo programa contará com um orçamento global de 1, 46 milhões de euros no horizonte de sete anos, cuja aplicação visa permitir o apoio de projetos criativos e culturais nos diversos Estados-membros.
Androulla Vassiliou, comissária europeia para a Educação, Cultura, Multilinguismo e Juventude, explica que “nos próximos sete anos, o programa Europa Criativa proporcionará financiamento para projetos transnacionais que permitirão que 250 mil artistas e profissionais da cultura atinjam novas audiências no estrangeiro”.
As candidaturas a estes apoios deversão ser formalizadas através de associações ou instituições culturais, não podendo os particulares concorrer diretamente aos apoios. A indústria do cinema receberá um importante investimento, prevendo-se que o programa apoie cerca de duas mil salas de cinema europeias e centenas de filmes.