Sob o lema Portugal Empreendedor, a Associação Nacional de Jovens Empresários marca o arranque de 2010 com a Conferência Nacional de Empreendedorismo que se realiza já a 13 de Janeiro na sua sede, no Porto. O evento, que para a organização é o primeiro grande tributo ao espírito de iniciativa no ano que agora começa, reunirá na cidade Invicta um conjunto de figuras públicas de reconhecido mérito e know-how nas áreas académica, financeira, política, empresarial, associativa e de incubação de empresas.
Fernando Medina, Nelson de Souza, Daniel Bessa, Basílio Horta, Luís Filipe Costa, Francisco Madelino, João Costa, Fernando Francisco de Oliveira e José António Barros rumam até à cidade do Porto para uma jornada de reflexão que visa, segundo a entidade organizadora, “constituir um ambiente propício ao debate e à troca de experiências que potenciem o desenvolvimento empresarial português e coloquem a capacidade de iniciativa e de inovação no topo da actualidade”.
A incubação e internacionalização de empresas serão temas de destaque nesta conferência nacional que se enquadra num projecto homónimo promovido em parceria com a União das Associações Empresariais da Região Norte (UERN) e o Conselho Empresarial do Centro/ Câmara de Comércio e Indústria do Centro (CEC/CIC).
O inicio das actividades é marcado pela intervenção do gestor do Programa Compete, Nelson de Souza, que assegura o painel “Apoios ao Empreendedorismo”. Segue-se a apresentação de casos empresariais de sucesso no painel “Jovens com Percurso” onde jovens empresários partilharão as suas histórias.
O director-geral da COTEC, Daniel Bessa, o presidente da Caixa Geral de Depósitos, Fernando Faria de Oliveira, o presidente do Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP), Francisco Madelino, e o presidente do IAPMEI têm a seu cargo o debate sobre as “Redes de Apoio ao Empreendedirismo” que contará com a moderação do presidente da ANJE, Francisco Maria Balsemão.
Além da intervenção do secretário de Estado adjunto da Indústria e do Desenvolvimento, Fernando Medina, serão também abordados temas como a importância das “Incubadoras de Última Geração” e o seu papel no arranque estrutural de novas empresas e a internacionalização, através do painel “Pensar Global”onde, sob a moderação de Diamantino Costa (CEO da Critical Software), Basílio Horta (AICEP), José António Barros (AIP), Fortunato Frederico (APICCAPS), Alexandre Pinheiro (ANIVEC) e João Costa (ATP) analisarão as dificuldades e incentivos a quem atravessa a fronteira nacional. Este será de resto o tema de encerramento da Conferência Nacional de Empreendedorismo.