No último mês, o Expresso Emprego divulgou 2403 ofertas de emprego através da sua versão impressa e da plataforma online expressoemprego.pt. Do total oprtunidades anunciadas no último mês, 253 estavam especificamente orientadas para a engenharia. O sector, que nos últimos meses tinha registado um ligeiro abrandamento na procura de profissionais, muito embora se mantivesse nas posições cimeiras do ranking dos sectores que mais emprego geram em Portugal, voltou assim a registar dinâmica nas intenções de contratação. Uma evolução positiva que é maioritariamente sustentada pela procura de engenheiros mecânicos, eletrotécnicos e indústriais.
?A análise às intenções de contratação das empresas registada no último mês dá ainda conta de um aumento da procura de profissionais ligados às áreas financeira e das tecnologias de informação. No primeiro caso, merecem destaque o maior número de oportunidades divulgadas para auditores, controllers, economistas, contabilistas e diretores financeiros. No segundo, sem grandes surpresas, o sector voltou reforçar as intenções de contratação com programadores e diversos outros especialistas.?
Em termos sectoriais, destacam-se nas intenções de contratação a Banca, Seguros e Área Financeira, o Comércio, Franchising e Vendas, a Engenharia, a Construção e Indústria (também a registar sinais de crescimento ainda que mais contido) e o Retalho. Do outro lado da balança, entre os sectores que apresentar menor índice de recrutamentos, estão o Sector Público, a Higiene & Segurança, a Educação e Ensino e os Media,Entretenimento e Comunicação.?
Quem recruta mais*
1º NOS Empresas
2º ERA
3º ECCO
4º Bosch
5º OptimHome Imobiliário
6º José de Mello Saúde
7º MetLife
8º SEUR
9º Securitas Direct
10º Degetel
*Os dados deste ranking não incluem ofertas de trabalho anónimas ou veiculadas através das empresas especializadas em recrutamento e seleção.