Notícias

Emprego mantém rota de recuperação

Emprego mantém rota de recuperação

A dinâmica das ofertas de emprego nacionais continua a aumentar. De acordo com a análise das oportunidades divulgadas ao longo do mês de abril, no caderno de Emprego do Expresso, as empresas nacionais estão a reforçar as suas contratações. Sem surpresas, o sector das Tecnologias de Informação mantém-se como o maior recrutador, mas merece também destaque a procura de profissionais ligados às áreas da consultoria financeira.

02.05.2014 | Por Cátia Mateus


  PARTILHAR



Entre as 1372 ofertas de emprego divulgadas durante o mês de abril, no Expresso Emprego (versão impressa e site na internet), o maior volume de oportunidades divulgadas estava orientado para os profissionais especializados em várias áreas das Tecnologias de Informação, Sozinho, o sector somou 287 anúncios divulgados para recrutamento de quadros altamente qualificados. Nesta área, o maior investimento das empresas concentrou-se na contratação de consultores de TI, analistas, programadores, administradores de Sistemas e de Bases de Dados, web developers e técnicos de redes.

Na área financeira, a dinâmica também é crescente. O sector da Banca, Seguros e área financeira figura este mês na quarta posição do top de recrutamento, com 141 ofertas divulgadas, mas destaca-se por ter registado maior crescimento face ao mês anterior. Economistas, contabilistas e fiscalistas constam como os perfis mais procurados. A análise dos dados relativos às oportunidades de emprego qualificado divulgadas no Expresso Emprego espelha o otimismo que parece estar a regressar às empresas nacionais, seja pelo número crescente de ofertas, seja pelas funções em destaque.

Comércio aumenta contratações
Mantendo-se a liderança das intenções de contratação associada a sectores como as Tecnologias de Informação e a Engenharia, que nos últimos meses têm liderado as ofertas, mereceu no último mês destaque o reforço das contratações também no sector do Comércio, Franchising e Vendas que em abril registou 172 oportunidades divulgadas, alcançando a segunda posição no ranking sectorial.

Numa análise centrada nas funções mais procuradas, destacam-se os profissionais qualificados para exercer funções de Gestão (111 ofertas), Marketing e Publicidade (90), Retalho (97), Consultoria (75), Analistas (74) ou Gestão de Recursos Humanos (51). A Engenharia continua a destacar-se também pelo elevado número de oportunidades geradas, que é mais evidente em áreas de especialidade como a Mecânica, Eletrotécnica, Informática ou Industrial.

No último mês, para as 1.372 oportunidades de trabalho que divulgou, o Expresso Emprego registou através do seu site online (www.expressoemprego.pt) 21.802 candidaturas. Com um perfil de utilizadores essencialmente composto por candidatos com formação superior ao nível da licenciatura, idades entre os 31 e 40 anos e algum nível de senioridade profissional, o Expresso Emprego possui superou a fasquia dos 454 mil utilizadores registados no site e soma perto de 380 mil currículos alojados na sua base de dados.

Quem recruta mais*
O ranking dos maiores recrutadores de abril espelha a crescente dinâmica das empresas nacionais no que diz respeito a investimentos na contratação, mas também torna claro que os profissionais portugueses continuam a suscitar interesse entre os recrutadores internacionais. A Rumos destaca-se este mês nas intenções de contratação, numa lista que integra também o Grupo Entreposto e outras firmas.

1º Rumos
2º Luanda Medical Center
3º Optimus Negócios
4º CBE
5º Lidl
6º OptimHome
7º MetLife
8º Grupo Entreposto
9º Sata Internacional
10º Ecosteel Metal Systems

* Os dados deste ranking não incluem ofertas de trabalho anónimas ou veiculadas através das empresas especializadas em recrutamento e seleção.



OUTRAS NOTÍCIAS
O desafio de gerir talento

O desafio de gerir talento


Não interessa se és leão ou gazela. Logo ao amanhecer é bom que estejas a correr”. É com este leva de vida que Carlos Rodrigues, head of Legal and Human Resour...

Governo potencia ensino dual

Governo potencia ensino dual


Está formalmente aprovado o diploma que prevê a criação de escolas profissionais por parte das empresas. O documento foi aprovado na passada semana em Conselho de Ministros ...

Gestores estão mais otimistas

Gestores estão mais otimistas


Os executivos portugueses estão mais otimistas em relação à evolução da economia. Cerca de 71% dos líderes empresariais que participaram no CEO Survey ...



DEIXE O SEU COMENTÁRIO





ÚLTIMOS EMPREGOS