Notícias

Cursos gratuitos na mira dos portugueses

Cursos gratuitos na mira dos portugueses

São universidades de topo, onde é difícil chegar, mas apostam forte na sua missão de partilhar conhecimento e sem custos. Os cursos das universidades de Harvard, Princeton, Stanford, Duke e muitas outras instituições estão online, ao alcance de um clique, e os portugueses já descobriram esta nova forma de aprender com os melhores, de forma gratuita.

31.05.2013 | Por Cátia Mateus


  PARTILHAR



Chamam-se MOOC - Massive Open Online Courses e estão a ganhar adeptos entre universidades e alunos. Os portugueses fazem parte da lista e estão a tirar pleno partido desta forma gratuita de aceder à formação lecionada na maioria das universidades de topo a nível mundial. Harvard, Caltech, Duke, Stanford, Princeton ou MIT, já disponibilizam os seus cursos online, em plataformas especificamente criadas para o efeito. Em contexto de adversidade, os profissionais portugueses encontram nesta ferramenta todo um novo mundo a explorar e até já há cursos lecionados no idioma de Camões.

Em menos de um ano de funcionamento, a plataforma Coursera, pioneira no conceito de MOOC, superou 1,7 milhões de inscritos, hoje soma mais de 3,6 milhões para 376 cursos de mais de 70 universidades parceiras. A Coursera surgiu nos bancos da Universidade de Stanford, por iniciativa de três professores que lançaram formações neste modelo. No arranque do projeto, cada uma das três formações previstas registou mais de 100 mil inscrições. Estava testado o modelo e iniciada a replicação do conceito.
Harvard e MIT uniram-se para criar a EdX, que soma já mais de seis mil alunos portugueses registados. Em paralelo surgiram várias outras plataformas com o mesmo propósito: tornar acessível formação de excelência, de forma gratuita, online (ver caixa). A mais recente e lecionada em português, para profissionais que não dominem o inglês, a brasileira Veduca onde Portugal é já o terceiro maior utilizador.

A plataforma está direcionada para os países lusófonos e oferece cursos gratuitos com legendas em português das universidades de Harvard, Princeton, Stanford E MIT. Carlos Souza, criador da plataforma, explica que “o Veduca reúne cerca de cinco mil vídeos de cursos com licença aberta na internet, incluindo também aulas de instituições brasileiras, como a Universidade de São Paulo”. Segundo o responsável, “o objetivo do Veduca é democratizar o acesso à educação de alta qualidade, até aqui restrita a uma minoria privilegiada da população”. No ranking de visitantes do site, Portugal ocupa a terceira posição em matéria de origem de tráfego, logo a seguir aos Estados Unidos que figura na segunda posição e do Brasil, na primeira.

Maior acessibilidade, possibilidade de flexibilizar a gestão do tempo e de aceder a uma maior diversidade de informação figuram entre as maiores vantagens apontadas pelos alunos que utilizam estas plataformas. Mas há ainda desvantagens, nomeadamente ao nível da certificação. A maioria dos cursos confere apenas a atribuição de um diploma de conclusão, nas não permite a acumulação de créditos pela conclusão do curso.

Qualificação internacional online

Udacity 
www.udacity.com
É uma das plataformas MOOC do momento permitindo assistir a um número infindável de cursos online, de reputadas instituições. Perante um registo, os alunos podem traçar um plano de estudos e avaliar a sua evolução, conquistando certificações.

EdX
www.edx.com
A plataforma EdX foi criada pela Universidade de Harvard e pelo MIT, somando já mais de seis mil alunos portugueses registados. É um sucesso no universo dos cursos online.

MiríadaX
http://miriadax.net
Concentra cursos gratuitos de 1242 universidades de 23 países ibero-americanos, representando mais 15 milhões de estudantes e professores universitários. A plataforma disponibiliza cursos em várias áreas das universidades que integram a rede Universia.

Coursera
www.coursera.com
É uma das maiores plataformas de cursos gratuitos online, dados por universidades de topo como Duke, Princeton ou Stanford. Em menos de um ano somou 1,7 milhões de inscrições. 

Classroom.tv
www.classroom.tv
Disponibiliza milhares de cursos gratuitos, em português, em áreas tão diversas como as artes, ciências, química, matemática, e muitas outras. A plataforma permite aos alunos registados interagirem com colegas e realizarem os seus testes de autoavaliação.

Organização TED
www.ted.com
A organização sem fins lucrativos TED, criada com a missão de apresentar “Ideias que vale a pena divulgar” disponibiliza também através da sua plataforma cursos gratuitos e palestras de oradores tão diversificados como Bill Gates, Frank Gehry, Philippe Starck e outros. 


Veduca
www.veduca.com.br
O portal brasileiro disponibiliza cursos gratuitos das mais prestigiadas universidades internacionais, com legendas em português. Direcionado sobretudo a um público lusófono, o Veduca foi criado a pensar nos profissionais com menor domínio do inglês. Aqui é possível encontrar ofertas formativas das universidades de Harvard, Princeton, Stanford ou MIT. Está a funcionar desde março do ano passado e Portugal é já o terceiro país com maior representação na lista de utilizadores da plataforma.



OUTRAS NOTÍCIAS
O desafio da motivação

O desafio da motivação


Uma empresa que dá vida a outras empresas. É este o principio orientador da Motiva-te, uma organização criada em 2012, com o objetivo de desenvolver a motivaçã...

Franchising nacional assegura 64 mil empregos

Franchising nacional assegura 64 mil empregos


Carlos Santos, diretor institucional do IIF, reconhece que este modelo de negócio não está imune ao clima económico, mas na altura em que decorre 18ª ediç&atild...

MoreTextile quer jovens profissionais

MoreTextile quer jovens profissionais


Depois de um período de reestruturação e reorganização industrial, o Grupo MoreTextile que uniu três das maiores empresas nacionais de têxteis-lar - Coel...



DEIXE O SEU COMENTÁRIO





ÚLTIMOS EMPREGOS