Uma empresa que dá vida a outras empresas. É este o principio orientador da Motiva-te, uma organização criada em 2012, com o objetivo de desenvolver a motivação de recursos humanos através do coaching e mentoring empresarial. A iniciativa surgiu da dupla que levou a RE/MAX ao topo das melhores empresas para trabalhar. Beatriz Rubio e António Nunes, decidiram aplicar os conhecimentos e experiência adquiridos na gestão da rede imobiliária a outras empresas com o mesmo objetivo critico de motivar colaboradores para alavancar resultados.
“A Motiva-te acredita que pessoas motivadas são mais entusiastas e empenhadas, capazes de imprimir níveis superiores de criatividade, envolvimento e produtividade”, explica Beatriz Rubio acrescentando que “neste momento, a motivação dos recursos humanos é uma das maiores dificuldades e um grande desafio para as empresas”. Foi a pensar nestas que a dupla de líderes da RE/MAX decidiu partilhar a sua experiência e levar o coaching motivacional a outras empresas, ajudando-as a ultrapassar eventuais situações de desânimo nas suas equipas.
“O objetivo da Motiva-te é levar às empresas uma liderança capaz de aumentar a sua própria motivação e das suas equipas para níveis superiores de rendimento. Uma motivação capaz de inspirar as equipas a superar as dificuldades do dia-a-dia e desafiar impossíveis”, enfatiza António Nunes. O serviço está apenas disponível a empresas e não a profissionais isoladamente e o conceito é muito simples. “Depois de realizada a análise das necessidades das empresas, a Motiva-te define uma estratégia de atuação que pode passar por coaching e mentoring, formação de gestão de equipas ou acções de motivação”, explicam.
PT, BES, LÓreal, Grupo Visabeira, Grupo Melom, RE/MAX, Rainbow Portugal, UCI, Xerox, Colomer Portugal, são algumas das empresas que já beneficiaram desta formação que trabalha muito o reconhecimento do desempenho dos colaboradores. Para Beatriz Rubio, “as áreas e recursos humanos têm neste momento de ser muito mais do que uma simples área de gestão de pessoas”. A especialista garante que “o coaching permite melhorar o desenvolvimento pessoal, tanto a nível pessoal como em grupo e atingir os objetivos propostos pois concentra-se em soluções e ação”. O efeito, garante António Nunes, “é praticamente imediato”. Para comprová-lo, a empresa realizará este mês um workshop para profissionais de recursos humanos, de forma a que possam perceber como é possível mudar em menos de três horas o estado de ânimo de uma empresa e dar uma nova atitude às pessoas.
A Motiva-te quer assim ajudar as empresas a ultrapassar as dificuldades, em muito agravadas pelas circunstâncias económicas nacionais, apostando na energia, liderança, motivação, automotivação e coaching, como princípios chave aplicados em programas de treino pensados à medida de cada organização.