Os portugueses que queiram frequentar um curso superior, desenvolver investigação, realizar um mestrado ou um doutoramento no Japão, têm agora a vida mais facilitada. O Ministério da Educação, Cultura, Ciência e Tecnologia daquele país está a recrutar licenciados portugueses cujas ambições passem por desenvolver uma carreira profissional no Japão ou trabalhar nas áreas da investigação. Para tal, estão a decorrer as candidaturas a um programa de bolsas que visa apoiar este recrutamento.
Não há número definido de vagas disponíveis, nem limitação dos cursos a que os portugueses se podem candidatar, neste processo que é em tudo igual ao acesso ao ensino superior nacional. Basta ao aluno escolher uma area de estudo e formalizar a sua candidatura, até 21 de junho.
A bolsas atribuídas pelo Japão cobrem as despesas com propinas, inscrição e viagens. Está também prevista uma remuneração mensal de cerca de 1098 euros para bolseiros de investigação, 1106 euros para estudantes de mestrado ou curso superior profissional, e 1113 euros para quem aposte no doutoramento. Os candidatos deverão consultar o regulamento deste programa, bem como todos os requisitos de candidatura diretamente na página da Embaixada do Japão em Portugal (www.pt.emb-japan.go.jp).