Comunicação e liderança para profissionais
A marca Toastmasters International vai ter um novo clube em Lisboa. A missão é promover as competências de comunicação e liderança entre os portugueses.
15.11.2012 | Por Cátia Mateus

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A Toastmasters International foi criada nos Estados Unidos, em 1924, com a finalidade de promover, sem fins lucrativos, o desenvolvimento de competências de comunicação e liderança. A estrutura conta já com mais de 270 mil membros em 116 países e ganha agora um novo clube em Portugal. O Lisboa Oriente Toastmasters inaugura no próximo dia 21, pela mão de Rui de Matos, presidente do Clube Toastmasters em Portugal, cumprindo a mesma missão que está na génese de sua estrutura internacional, fomentar o poder da comunicação e da liderança levando as pessoas a falar em público com eficácia.
“As capacidades de comunicação e liderança são indissociáveis. Aprende-se a comunicar para liderar e a liderar para servir, sempre em torno do lema Where Leaders are Made”, explica Rui de Matos adiantando que “a missão do clube Toastmasters é criar um ambiente de comunicação e liderança que permita que cada membro tenha a oportunidade de desenvolver as suas capacidades, aumentando por essa via a autoconfança e o crescimento pessoal”. O presidente do Clube Toastmasters em Portugal vai ainda mais longe e enfatiza: “sabemos que são as pessoas mais confiantes que persuadem e influenciam”. Uma constatação que abre caminho à importância do domínio da comunicação nas mais variadas áreas, incluindo a empregabilidade.
Numa altura em que a taxa de desemprego está em níveis assustadores, Rui de Matos defende que “os portugueses precisam de reganhar a confiança, de voltar a acreditar nas suas capacidades, no seu espírito empreendedor e capacidade de iniciativa e os Toastmasters podem ser o meio para consolidar este percurso, tanto mais que o emprego está, segundo um estudo da consultora Nielsen, no topo das preocupações dos portugueeses”.
O Lisboa Oriente Toastmasters realiza, segundo o presidente, uma atividade de interesse público que é desenvolvida em três eixos: uma comunidade local de 20 mil habitantes, 300 empresas e comunidade estudantil do ensino superior. Fazer parte deste clube implica um pagamento de 10 euros mensais que dão acesso às sessões regulares do clube a partir das 20h, “seguindo uma agenda que se reparte entre discursos preparados, discursos de improviso e avaliações”, explica o presidente salientando a meta que está sempre presente de treinar as competências comunicacionais.
Uma vez por mês os membros podem ainda beneficiar de uma palestra dada por um orador convidado ou assistir a learning moments dados pelos oradores mais avançados. Neste clube de comunicação e liderança, garante Rui de Matos, “cada membro aprende a fazer, a ver fazer, a dar e a obter feedback sempre”. A ideia, argumenta, “é fazer de cada sessão um ambiente de aprendizagem estimulante para quem dá e para quem ouve”.
Para quem procura emprego, o presidente não tem dúvidas do impacto positivo de abraçar este clube. “Como sabemos, normalmente, as candidaturas a um emprego fazem-se em duas fases, a avaliação do CV e a entrevista, que é de capital importância e é também onde muita gente ‘morre na praia’”. Para Rui de Matos, há generalidade dos casos falta de competências de comunicação que permitam aos candidatos falar com segurança e confiança ao empregador das suas qualidades pessoais e profissionais e esta é uma das áreas que o clube quer trabalhar dando assim o seu contributo social para que os candidatos maximizem as suas oportunidades de emprego.
O Lisboa Oriente Toastmasters segue os princípios da sua congénere internacional que já ajudou mais de quatro milhões de pessoas em todo o mundo a falar em público com confiança e eficácia.
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