Quaisquer receitas de sucesso para formar profissionais imbatíveis são falsas promessas, na consultoria ou em qualquer outra área de atividade. O sucesso faz-se mais das doses e trabalho, talento, ambição e empenho, do que de fórmulas milagrosas. Mas tal não significa que não existam fatores externos, capazes de serem trabalhados e otimizados, de modo a contribuírem para o sucesso profissional. Foi com base neste pressuposto que a consultora Maksen estruturou o Get Ready, um programa de integração global que promove a partilha de experiências entre jovens aspirantes a uma carreira na área da consultoria, oriundos de Portugal, Angola e Moçambique. Para a empresa, mais do que um programa de abordagem e integração na profissão, o Get Ready é já “uma ferramenta para alcançar um posicionamento multinacional de referência”.
António Lagartixo, global managing partner da Maksen, destaca a reforça a relevância que a consultora, pelo seu posicionamento global, atribui ao programa que, refere, “apresenta-se como uma oportunidade para a empresa de iniciar a integração de profissionais jovens e dinâmicos, permitindo o cruzamento de experiências e realidades, desenvolvendo uma orientação perfeitamente definida”. O Get Ready está focado em ajudar os novos consultores que pela primeira vez têm contacto com a empresa e com a profissão, a interiorizar os valores, os processos de trabalho e o posicionamento que caracterizam as práticas da consultora nos diversos mercados em que esta atua. Para António Lagartixo esta partilha de valores e procedimentos é crítica para uma empresa que atua em múltiplas geografias e tem a necessidade de assegurar aos clientes, estejam onde estiverem, os mesmos padrões de atuação e metodologias de trabalho. “A partilha de valores, de conhecimento e de metodologia de trabalho é encarada como um factor essencial a todo o programa, decorrente do posicionamento one firme seguido pela consultora”, enfatiza.
O Geat Ready corresponde à fase final de um longo processo de recrutamento que a Maksen leva a cabo, anualmente, entre setembro e maio. Os 40 talentos que integrarão a edição deste ano do programa de formação, com início previsto para setembro, foram selecionados no âmbito desse processo. “Mais do que uma mera introdução à organização e à sua atividade, o Get Ready estrutura-se como um momento para potenciar o elevado nível de conhecimento e skills de um conjunto de consultores criteriosamente selecionados, capacitando-os com as competências exigidas a um profissional na área da consultoria”, reforça António Lagartixo salientando que para assegurar estes propósitos, a empresa envolve neste processo formativo clientes, colaboradores seniores da empresa e uma equipa de managers da firma.