Notícias

O que conta na entrevista

O que conta na entrevista

A missão de um líder de recursos humanos ou de um recrutador é, literalmente, “encontrar agulhas num palheiro”. Ironicamente, apesar das elevadas taxas de desemprego, a tarefa dos recrutadores para encontrar os melhores talentos para determinada função ou organização não está simplificada. Face a currículos igualmente relevantes, é na entrevista que se decide o tudo ou nada para os candidatos e aqui, a avaliação dos recrutadores vai até aos mais ínfimos detalhes.

22.05.2014 | Por Cátia Mateus


  PARTILHAR



As  competências são importantes e são elas, aliadas a um percurso rico em experiências, que lhe podem abrir a ponta à possibilidade de se dar a conhecer a um recrutador num momento de entrevista. Mas se chegar a essa fase, vai precisar de um pouco mais do que um percurso profissional relevante, boas competências ou uma orientação global de carreira (hoje muito valorizada) para garantir que a vaga é sua. Vai precisar de saber agarrar a oportunidade de causar uma primeira impressão impactante no recrutador.

Segundo os especialistas, é aqui que “tropeçam” muitos candidatos com elevado nível de excelência profissional e que muitas vezes nem compreendem em que parte do processo de entrevista falharam. Porquê? Porque negligenciam detalhes a que os recrutadores atribuem extrema importância. Se se integra na lista dos são chamados para entrevistas e depois não recebem qualquer feedback dos recrutadores, é possível que não esteja a tirar o devido partido desta fase do processo de seleção.

Poderá questionar como conseguirá resolver um problema se nem sabe exatamente qual é a sua origem. A verdade é que nenhum recrutador lhe dirá que foi excluído porque a roupa com que se apresentou na entrevista era de demasiado antiquada ou desadequada para a situação, ou que fala rápido demais. São fatores como estes que segundo Jeanine O’Donnel, autora e especialista em gestão de carreira, podem excluir um candidato perante outros.“As questões comportamentais tendem a tornar-se mais relevantes enquanto fator diferenciador entre candidatos, sempre que há excesso de perfis disponíveis habilitados a exercer determinada função”, explica a especialista que reconhece que “há coisas que os recrutadores não dizem aos candidatos sobre a sua prestação”.

E são, segundo explica, vários os fatores que o recrutador analisa durante a entrevista. O aspeto do candidato é o primeiro. Apresentar-se perante um recrutador com um aspeto desleixado ou pouco cuidado é garantia de não recrutamento. Encare a entrevista sempre como uma primeira montra da forma como representará a empresa perante clientes e parceiros. Qualquer empregador exige dos colaboradores uma aparência cuidada. Ter um contacto visual fraco com o entrevistador pode também ser associado a insegurança e falta de confiança nas suas capacidades, “tal como um aperto de mão mole”, explica Jeanine O’Donnel. Usar demasiadas muletas de linguagem como “ok”, “ah” ou “hum” também pode atraiçoá-lo na missão de conseguir emprego, segundo enfatiza a especialista que aconselha ainda a medir bem as palavras e “não dizer coisas desadequadas” ou demonstrar o chamado “nervoso miudinho”.



OUTRAS NOTÍCIAS
Qualificar para a banca

Qualificar para a banca


Soma 23 edições e já formou mais de 2200 jovens, encaminhando-os para o mercado de trabalho, numa carreira ligada ao sector bancário, ou para uma prossecução ...

Schneider potencia talento

Schneider potencia talento


Há oportunidades de emprego no sector nacional da eficiência energética. Na semana em que trouxe a Portugal o evento Xperience Efficiency, dedicado ao debate em torno da import&aci...

Carnegie Mellon procura talentos portugueses

Carnegie Mellon procura talentos portugueses


A Carnegie Mellon University está à procura de talentos portugueses para integrar o seu programa de estágios de investigação, a realizar nos Estados Unidos. A edi&cc...



DEIXE O SEU COMENTÁRIO





ÚLTIMOS EMPREGOS