Notícias

Cidade do talento cativa jovens

Cidade do talento cativa jovens

Está online há pouco mais de 15 dias e já cativou perto de seis mil jovens. The Talent City é um projeto da consultora Jason Associates que recria num ambiente virtual uma cidade de recrutamento onde as empresas têm um canal direto de contacto com os potenciais candidatos.
11.03.2011 | Por Cátia Mateus


  PARTILHAR



Ajudar os jovens a tomar as melhores decisões para o seu futuro profissional é grande missão desta cidade virtual onde as empresas se reúnem para estar mais perto dos candidatos. Aqui o talento é a chave para a porta da entrada de uma espécie de condomínio de luxo, onde é possível encontrar algumas das empresas de referência a nível nacional.

Consciente de que a entrada para o mundo do trabalho é um momento fulcral na vida dos jovens, a Jason Associates concebeu o projeto The Talent City, uma cidade virtual (disponível através do endereço thetalentcity.com) onde estão reunidas um conjunto de ferramentas pensadas para dar a informação necessária aos jovens para que tomem as melhores decisões profissionais e também, para os aproximar de empresas de referência no panorama nacional. “Este foi pensado para levar os jovens a refletirem sobre a sua felicidade profissional e fazê-los analisar tudo o que está para lá do processo de recrutamento, ajudando-os a posicionar-se competitivamente junto das organizações”, explica Pedro Brito, partner da Jason Associates, que enfatiza ainda que “foi desenvolvido um espaço que aproxima os jovens às empresas empenhadas em apoiar esta geração”.

E neste que é um espaço onde empresas e candidatos se dão a conhecer, evidenciando o seu talento, há já várias organizações representadas. “No projeto que concebemos, endereçámos o convite a algumas organizações de excelência para integrarem a cidade como empresas fundadoras. Neste patamar estão presentes a EDP, a Unicer, a Novabase, a PT, o grupo Impresa e a Tabaqueira, uma afiliada do grupo Philip Morris International. Além destas empresas temos também já outras que aderiram ao projeto: Danone, Baccardi Martini, Deutsche Bank e Egg Nest, uma private equity que investe em seed capital, porque este projeto também contempla um fomento ao empreendedorismo universitário”, explica Pedro Brito. Direcionado a um público entre os 18 e os 30 anos, estudante universitário ou recém-licenciado em busca do primeiro emprego ou de uma colocação depois de um estágio, a Talent City será palco de um relacionamento privilegiado com a chamada geração millennial, que agora está nas universidades.

Através desta plataforma, os empresas veiculam informação relevante sobre a sua cultura organizacional e valores, bem oportunidades de emprego e estágio, testemunhos de grandes profissionais que integram os seus quadros, ao mesmo tempo que lançam aos jovens habitantes desafios, teasers para reflexão e respondem a todas as suas questões e dúvidas. “A ideia é estejam próximos de quem vão recrutar e que os potenciais candidatos possam conhecer a organização de perto antes de a integrarem”, revela Pedro Brito. Ser habitante desta cidade também não é difícil. Para ganhar a chave é preciso um registo e a partir dai é só navegar. “O habitante parte do seu quarto onde nos vai dizer tudo o que é e o que quer alcançar e a partir dai encontrará dicas para fazer as melhores escolhas”. explica o responsável.

Os habitantes da cidade podem interagir de forma rápida com as empresas presentes, colocando-lhes questões, respondendo aos seus desafios e reflexões (muitas vezes lançadas pelo próprio CEO da empresa) mas também têm ao seu dispor outras zonas da cidade. No Bairro dos Negócios há partilha de oportunidades empresariais, no Hangar das Oportunidades estão visiveis os desafios que as empresas vão lançando e há até um café onde se pode socializar: o Talent Fly-In.

Nas duas semanas em que está a funcionar este projeto já cativou perto de 6000 habitantes. Para Pedro Brito “o número superou todas as expectativas”, O especialista explica que “há duas grandes temporadas em que as empresas estreitam a sua relação com o mercado e os alunos: Fevereiro e Outubro. A Talent City acompanhará este timing e em Outubro deverá ser lançada a segunda temporada deste projeto. Até lá, aceitam-se habitantes”.



OUTRAS NOTÍCIAS
À descoberta do mundo

À descoberta do mundo


O programa Erasmus comemora 25 anos em 2012 e até à data já participaram nesta iniciativa mais de 50 mil portugueses. Durante três a 12 meses os estudantes podem ter uma exp...

Saber escolher para vencer

Saber escolher para vencer


Com a “geração à rasca” na ordem do dia, a Futurália vai abrir as suas portas na próxima semana para dar a conhecer centenas de opções de carreira e de...

Os líderes do recrutamento

Os líderes do recrutamento


Apesar da conjuntura económica, as empresas nacionais parecem decididas em investir nas suas equipas de marketing e vendas. Estes profissionais lideraram em fevereiro o ranking das ofertas de e...



DEIXE O SEU COMENTÁRIO





ÚLTIMOS EMPREGOS