A conjuntura permanece adversa e há muito que quem procura um lugar no mercado de trabalho não tem tarefa facilitada. Mas apesar disso, a empresa de gestão de recursos humanos e trabalho temporário do grupo Volkswagen, a AutoVision, registou um crescimento de 200% desde Julho de 2009. Dos 300 colaboradores ativos que somava nessa altura passou este ano a totalizar mil profissionais colocados.
Criada há cinco anos para assegurar a correta colocação de recursos quer nas empresas do grupo em que se integra, quer a outros clientes, a AutoVision alargou em 2008 a sua oferta de serviços ao setor do trabalho temporário. A empresa serve prioritariamente a indústria e tem como missão apresentar soluções personalizadas a cada instituição.
Com perfis diversificados, os candidatos colocados pela empresa são, sobretudo, técnicos superiores e especializados mas também profissionais ligados a posições administrativas, operadores de produção, operadores de logística e auxiliares.
Segundo José Leal, diretor da AutoVision Portugal, “o nascimento da AutoVision prendeu-se na altura com a necessidade de criação de ferramentas que permitissem à empresa-mãe ter uma maior flexibilidade na gestão das necessidades de recursos humanos”. O porta-voz explica ainda que “desde então a empresa tem vindo a crescer de forma sólida e sustentada, expandindo-se ao nível das parcerias firmadas e também das áreas de negócio em que opera”. Razão pela qual para José Leal, “é extremamente gratificante, numa altura em que o desemprego é um dos flagelos do nosso país, contribuir para a sua atenuação colocando diariamente as pessoas certas nas funções mais adequadas”.
A empresa que recentemente dobrou a fasquia dos mil colaboradores colocados assegura todas as etapas do processo de recrutamento, desde a descrição das funções pretendidas, passando pela elaboração do perfil a procurar, pesquisa de candidatos, elaboração de pré-entrevistas, apresentação dos pré-candidatos selecionados aos clientes, acolhimento dos colaboradores, gestão de todo o fardamento necessário e até acompanhamento da relação cliente/colaborador.